E aconteceu novamente. Nos dias 25 e 26/05/2024, a alegria do reencontro se renovou e trouxe para os braços de Santa Terezinha, em Tietê-SP, terras de tantas histórias, berço de tantas vocações redentoristas, aqueles que, no Seminário Santa Terezinha, beberam do Carisma Afonsiano, e sob a orientação de seus formadores, criaram e cultivaram amizades que o tempo jamais irá apagar.

O XV ERESER (Encontro Regional dos Ex-Seminaristas Redentoristas) Tietê, este ano revestiu-se de um propósito que procurou  ultrapassar os limites físicos e emocionais de nossa casa sempre acolhedora. Buscando interagir com os leigos, que fazem parte da Comunidade da Igreja Santa Terezinha, fomos ao encontro dos familiares dos padres redentoristas tieteenses e, também, dos ex-seminaristas que residem na cidade. A receptividade não poderia ter sido melhor. Contatamos todos os padres nascidos ali, muitos nossos formadores nesta casa e, os que não estiveram presentes, por conta de suas agendas pastorais, deixaram, transparente, a alegria que o evento almejava. Também, contatamos parentes dos mesmos que estiveram neste belo templo tão querido na cidade e marca indelével na nossa memória , ex-seminaristas redentoristas que por ali passamos. Estiveram conosco, Pe Reinaldo Norberto das Graças Tristão, Pe José Pereira, Pe Antônio Maurício Brandolise, Pe José Antonio Dal Bó Giovanetti, Pe Alberto Pasquotto, Pe Archimedes Zulian, Pe Moacyr de Castilho Chagas, Vice-Reitor da Comunidade do Seminário Santa Terezinha, assim como Padre João Batista de Almeida, Diretor Espiritual da  UNESER (União Nacional dos Ex-Seminaristas Redentoristas). Nosso celebrante foi Dom  Otacílio Luziano da Silva, Bispo Emérito de Catanduva, ex-seminarista redentorista, em Tietê.

Nossas atividades desenvolveram-se dentro do Seminário, com muito tempo para confraternização e lembranças compartilhadas de nossa convivência fraterna, bem como trocas de experiências de nossas caminhadas atuais em nossas comunidades locais e sobre nossas famílias.

Na tarde do sábado, ouvimos e interagimos, por videoconferência, com o Superior da Província Nossa Senhora Aparecida, Pe Marlos Aurélio da Silva, CSsR, uma deferência que muito nos honrou, criando laços que, com certeza, frutificarão. Ele realçou a importância que podemos ter na recém criada, Província de nossa Senhora Aparecida, assim como reforçamos a permanência da inserção da UNESER, nela.

À noite, às 19:00h, juntamente com a Comunidade de Santa Terezinha, tivemos nossa Eucaristia, cerimônia marcada por muito simbolismo em Ação de Graças pelo XV ERESER Tietê, expressando um marco, que pretendemos estabelecer nos próximos anos, estreitando vínculos do evento com a cidade, berço de tantos Missionários Redentoristas e Ex-seminaristas que, como resultado da formação que receberam, sentem-se comprometidos com o Carisma Afonsiano. Desejosos da continuidade deste apostolado, buscando na CSsR, nas amizades que desenvolvemos durante nossa experiência como seminaristas, o reencontro com formadores e a comunidade leiga local, onde tudo teve início e se fez realidade em nossas vidas. Uma forma concreta de manter acesa a chama de uma vocação diferenciada. Se não como presbíteros, então como arautos do ideal carismático de Santo Afonso. Nosso lema, idealizado por Padre Hélio Pessato Libardi e, por nós assumido desde então, resume a UNESER e suas regionais, no caso, o ERESER Tietê: UMA VEZ REDENTORISTA, SEMPRE REDENTORISTA.

Organizado por uma equipe coesa e, principalmente, feliz e cônscia de suas responsabilidades diante do assumido, os ex-seminaristas e suas esposas não medem esforços para, mais do que se doarem anualmente na realização e bom andamento do evento, priorizarem o contatar, o convidar e, principalmente, difundir as razões pelas quais o encontro acontece. Nossa realização reside, exatamente, quando ano após ano, novos amigos aparecem para um abraço. Não é comum amigos se reencontrarem após 20, 30 e até 50 anos. E, salvo exceções, após este reencontro, retornam anualmente, certos de que a amizade, se um dia existiu e seu alicerce foi calcado em princípios e valores indeléveis, jamais deixará de existir.

Este ano de 2024, éramos, ao todo, 82 participantes, sendo 30 ex-seminaristas, 15 esposas destes, 08 filhos dos mesmos, 01 neto, 13 parentes de suas famílias, 05 amigos convidados, 02 professoras que trabalharam conosco, um bispo, Dom Otacilio e mais 07 padres, formadores e nascidos em Tietê. Na Eucaristia, 10 celebrantes.

Durante o encontro, colhemos opiniões dos participantes sobre suas expectativas e considerações sobre o evento e, sem dúvida, vale, apenas, ressaltar alguns relatos, a seguir:

“Rever e abraçar amigos do mesmo curso. Um abraço amigo cria uma energia invisível que nos leva para frente”, diz Antonio Perdigão;

“É sempre bom esse retorno, o reencontro daqueles que foram redentoristas de tempos passados e continuam sendo hoje, principalmente no coração e mostra para nós, formadores, que a semente brotada está produzindo frutos e tudo continua sendo um trabalho de Santo Afonso. Um esforço de Igreja, um compromisso de Igreja. Quando entramos para o serviço de Deus, no seminário, como foi a vocação de cada um, em particular, essa vocação vai se estendendo por toda a vida, esse chamado para ser alguém dentro de uma comunidade, dentro da Igreja, seja como no presbitério, como um irmão na Congregação, seja depois, como uma missão de vida familiar, como acontece com os ex-seminaristas Redentoristas”, registrou o Padre Moacyr.

Jonival Ferreira Côrtes, Presidente da UNESER, enfatizou que “Um ambiente fraternal, que é nossa característica, momento de confraternização, eminentemente missionário. Confraternizar com os familiares dos missionários e ex-seminaristas redentoristas é um movimento acolhedor, que vejo com muito carinho e esperança. Um fortalecimento dessa vida missionária em família.”

Já Achiles Lezier, da Equipe organizadora pontuou que “A alegria, com a qual recebemos os que vêm, é a mesma que queremos receber, numa próxima oportunidade. Cada ano tem alguém diferente, um que nunca veio. Hoje, temos aqui pessoas que há 47 anos passaram por Tietê. Estamos sempre de portas abertas”.

“Encontrei hoje, com o Pe Maurício Brandolise, que foi um de meus formadores, em minha passagem por Tietê, no seminário Santa Terezinha. Um momento de partilha, de contar histórias, de relembrar o quê aqui passamos. Concelebrar hoje, como Bispo, com meus formadores, é para mim, um momento muito importante. A eucaristia vai coroar este encontro. Celebrar, com a comunidade, será também de igual relevância. O Seminário é muito querido, aqui, em Tietê. Quando estava aqui já percebia isto. O povo de Tietê, sempre teve uma participação muito ativa na vida do Seminário”, com alegria nos relatou Dom Otacílio.

No domingo, de manhã,houve um momento interativo e produtivo com Dom Otacílio

e logo depois, já tradicional em nossos eventos, nos voltamos para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Um quadro itinerante da imagem, a cada ano, visita um lar de um Ex-Seminarista. Uma história rica e cheia de simbolismo que vale um relato, à parte, numa outra oportunidade. Este ano, ela está em seu oitavo destino,inspirado pelo carisma e a espiritualidade do casal Fernando Teixeira e Célia.

Ao término de mais um encontro presencial, resta-nos a certeza da realização de que, cada segundo de nossa dedicação, para que tudo acontecesse, valeu a pena ser vivido. Não há preço que pague rever bons e dignos amigos, que um dia se encontraram para trilhar o mesmo caminho, comungar dos mesmos ideais e hoje, cada um a sua maneira, continuam neste caminhar.

À Congregação do Santíssimo Redentor, ao Pe Marlos Aurélio, em nome da Província Nossa Senhora Aparecida, aos Padres Pedro Paulo Dal Bó e Pe Moacyr, da Comunidade Redentorista do Seminário Santa Terezinha, à Diretoria da UNESER, sempre presente, em nome da Equipe Organizadora, todo nosso reconhecimento pelo apoio incondicional e amigo, tornando tudo mais viável e prazeroso de ser realizado.

                                                                    Pela equipe,

Antônio Galvão dos Santos Ivo – ERESER