Segunda feira da Décima Segunda Semana do Tempo Comum. Começamos a semana de maneira especial, pois no dia de hoje, celebramos a Solenidade de João Batista. Este santo é lembrado duas vezes na liturgia católica: dia 24 de junho, Festa da Natividade e no dia 29 de agosto, dia de seu martírio. João é lembrado como o primeiro mártir da história da Igreja. Segundo os escritos dos Evangelhos, o profeta denunciou a vida adúltera do rei Herodes Antipas. O monarca havia se envolvido com sua ex-cunhada, Herodíades. Desta forma, Herodes, então, ordenou a prisão do santo, que morreu decapitado na cadeia, no dia 29 de agosto.

O nome João é de origem hebraica e possui um significado bastante simbólico, sendo traduzido como “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus” ou “Deus tem piedade”. Depois de Jesus, João é a pessoa de quem mais se escreveu ao longo de todo o Novo Testamento. Segundo a tradição cristã, João é associado a João Batista, o profeta que batizou Jesus de Nazaré. Ele é o precursor, ou seja, aquele que vem na frente, anunciando a chegada do Messias, o Verbo de Deus Encarnado na pessoa do Filho de Deus. João é o último profeta, vindo assim fechar o ciclo do Antigo Testamento, abrindo as portas com Jesus, da Nova Aliança.

João Batista foi escolhido por Deus para ser profeta, antes de nascer, nos fazendo recordar do profeta Jeremias: “Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações”. (Jr 1,5) João é um “dom de Deus”. Nasce no seio de uma família de pais envelhecidos, cuja mãe era considerada estéril. “Para Deus nada é impossível” (Lc 1,37) O nascimento do profeta é obra da intervenção de Deus na vida do casal Isabel e Zacarias. João tinha a sua consciência clara de que ele não era “a salvação”. Ele veio, apenas, dirigir o olhar da humanidade para Jesus de Nazaré, preparando assim o coração das pessoas para acolher “a salvação” que estava para chegar.

João levava uma vida austera como um eremita no deserto. Viveu a sua missão profética de forma radical. Seu despojamento, sua entrega total à missão, sua coragem ao enfrentar os poderosos e sua capacidade de dar a vida para defender a verdade, fez deste profeta uma das pessoas mais admiradas de toda a história do cristianismo. Não foi à toa que ele foi decapitado, e sua cabeça oferecida em uma bandeja, satisfazendo os caprichos nefastos da elite da época. Sua importância é tamanha que João foi o único profeta que conheceu Jesus em seu tempo terreno, batizando-o, inclusive, nas águas do rio Jordão. Todavia, em momento algum ele quis assumir para si o lugar do Messias. Ao contrário, colocou-se no seu lugar: “Depois de mim, vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno sequer de me abaixar para desamarrar as suas sandálias”. (Mc 1,7)

João Batista é o maior dos profetas de toda a história do povo de Israel, porque reconheceu e preparou os caminhos do Messias. Toda sua vida foi dedicada a esta missão. Permaneceu fiel até a morte. Bem que poderia ter sido tentado a ocupar do Messias. Aceitando a sua missão, João nada reivindicou para si. Viveu numa total humildade, sabendo-se cumpridor da vontade de Deus. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”. (Jo 15,13) Viveu intensamente este amor que tem a sua fonte em Deus. Seu jeito simples de viver tornou-se, assim, para nós, um exemplo na nossa caminhada de seguimento de Jesus, para que deixemo-nos, também, Jesus crescer em nós. Que essa seja também a nossa alegria.

O nome João, como vimos, quer dizer “Deus tem piedade”. Todos os nomes bíblicos tinham um significado e estavam intimamente ligados à missão que exerceria e ao laço familiar. Os pais de João sabiam que ao escolherem este nome para o menino, sabiam que ele trazia em si a proteção de Deus e que Deus age nele e através dele. Tudo isto define um quadro de intervenção e de presença de Deus, mostrando que toda a existência de João se compreende à luz da iniciativa divina. Diante deste contexto, podemos nos perguntar: de quem partiu a iniciativa do nosso nome? Qual é o significado do meu nome e qual é a missão que ele indica? Diante desta compreensão, faço jus ao nome que carrego pelo resto da minha vida? Nosso nome está escrito no livro da vida. Deixemo-nos ser levados pela graça de Deus, que nos criou e pensou em nós, muito antes de pulsar o nosso coração no ventre de nossa mãe. E Viva São João!