Congregação do Santíssimo Redentor – Província de São Paulo

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023, aconteceu, no Seminário Santo Afonso, a Assembléia de Clausura para votação da Supressão da atual Província de São Paulo que deixará de existir, tendo em vista que com a reconfiguração das Províncias, a Província de São Paulo se unirá à Província do Rio de Janeiro e Vice Província da Bahia, se tornando a Província Nossa Senhora Aparecida e será a maior província da CSSR.
Para essa Assembleia, foram convidados todos os padres, irmãos, junioristas, seminaristas, oblatos, membros da JUMIRE, dos Leigos e da UNESER. No caso da UNESER, estivemos o Paim e eu, Antonio Cláudio – Foguinho. A razão da minha participação foi a de um pedido meu junto ao Côrtes, e como eram apenas duas vagas, o Côrtes gentilmente cedeu sua vaga para que eu pudesse participar.
No dia 28 às 18:00hs, na Capela do Seminário, tivemos a abertura da Assembleia com uma Celebração intitulada Rezando a nossa história, e logo seguiu-se o jantar e confraternização intitulado Gaudeamus, para que os integrantes se conhecessem. Uma presença interessante e que chamou a atenção de muitos, foi a do Padre Grzegorz Ruszaj CSsR, Diretor do periódico Scalanews, e também responsável pela comunicação da Congregação. Ele é polonês, e reside na casa do governo geral em Roma. Super simpático, e mesmo não falando português, desdobrou-se nas conversas, e esteve presente em todos os momentos.

Na sexta-feira, 29, tivemos a Celebração da manhã, pedindo as bênçãos para o bom êxito da Assembleia. No salão nobre, na parte da manhã, foram proferidos vários testemunhos e agradecimentos por parte dos responsáveis pelas diversas áreas de atuação da CSsR – Provincia de São Paulo. Duas são as principais áreas: Santuário Nacional – Atendimento aos romeiros, e os diversos CAS – Centro de Assistência Social, mantidos pela congregação. Após o almoço tivemos ainda alguns depoimentos e na sequência um pequeno debate em grupo, para responder dois assuntos: Quais as prioridades para a nova Provincia; quais sonhos você imagina para o futuro?
O dia 29 foi coroado com a Santa Missa celebrada no Santuário Nacional. Concelebraram todos os sacerdotes participantes da Assembléia. Os demais participantes assistiram a celebração nos locais reservados logo após a área do Altar. Tivemos a presença de Dom Magela e Dom Orlando Brandes.


O dia terminou com um churrasco no Seminário Santo Afonso, com direito a música ao vivo com a cantora e compositora Mariângela Zan, acompanhada pelos músicos da TV Aparecida.
No sábado, 30, dia final, tivemos a Celebração Mariana, Nossa Senhora, nossa madre provincial. Na sequência ocorreu a palestra que tratou sobre a situação econômica da província: as entradas e as saídas financeiras. Situação dos planos de previdência, aposentadorias, planos de saúde e situação dos colaboradores. Tivemos alguns minutos de palavra aberta para quem quisesse se manifestar. Eu, em nome a UNESER, agradeci ao governo atual e aos anteriores também, o apoio que a província nos dá quando solicitamos.
Depois tivemos a Celebração de Encerramento, intitulada Louvor e Gratidão. Na sequência aconteceu o descerramento do monumento que está logo na entrada da recepção do seminário, e depois a foto oficial, na escadaria. Fato importante a ser relatado: A foto oficial será base para um quadro, formado por azulejos, que também ficará no mesmo monumento. Ficaremos ali eternizados.
Fico agradecido e feliz por ter participado desse momento histórico da província. Obrigado UNESER e ao Cortes por permitirem que ali eu estivesse.

A comissão organizadora do evento foi composta pelos seguintes membros:
Pe. Marlos CSsR, Pe. Mauro Vilela CSsR, Pe. Inácio CSsR, Ir. Alan CSsR, Ir. Marco Lucas CSsR, Fr. André CSsR e Maria Helena Malta Oblata.

Antonio Cláudio Ferreira e Sebastião Paim