Marcos 7,32-35: “Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão, em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer “Abre-te!” Imediatamente, seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.”
Jesus, ao curar este homem, o senhor não lhe impôs a mão, mas realizou todo um rito, com gestos significativos. Primeiro, afastou-o da multidão barulhenta, depois, colocou os dedos em seus ouvidos e tocou-lhe a língua com sua saliva. Em seguida, o senhor olhou para o céu, suspirou e disse: “Efatá!” O milagre aconteceu, e o homem pôde ouvir a sua voz e falar. Com toda certeza, cheio de alegria, contou a todos a graça que havia recebido. Senhor, essa é uma cura de que todos nos necessitamos. Desde o nosso batismo, temos recebido os ritos da Igreja, que nos repetem os seus gestos e nos tornam aptos para ouvir e para falar o seu Evangelho. Mas, vivemos mergulhados numa multidão barulhenta demais, principalmente pelos sons e vozes que nos chegam através dos celulares, computadores, televisores, rádios, alto-falantes, etc. É preciso que o senhor nos afaste também dessa ‘multidão’, porque estamos ficando surdos e mudos à sua Palavra. Além disso, o poder da mídia tem sido usado para calar a voz de muita gente e para fechar as pessoas em ideologias negativas, que só criam divisões e ódios. Precisamos que o senhor volte a nos dizer “Efatá!”, para nos devolver a capacidade de ouvir a sua Palavra e de anunciar o seu Reino de paz, de justiça e de fraternidade.
Maria santíssima, Mãe do nosso povo, interceda para que todos tenham vez e voz, e ninguém fique surdo e mudo diante da Palavra do seu Filho. Ajude-nos a fazer silêncio ao nosso redor, para que possamos escutar a voz de Jesus, que sempre fala ao nosso coração. Amém!
Hoje vendo postagens do watts zap me deparo com a Çao e uma lembrança literária:…
Quinta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Estamos nos finalmente do ano litúrgico. Passou…
Quarta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. A luta continua! Somos filhos e filhas…
Terça feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Já de volta em casa, depois da…
Segunda feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Iniciando mais uma semana em nossa trajetória…
33° Domingo do Tempo Comum. Este é o penúltimo Domingo do Tempo Comum. Estamos nos…