Um dos fascínios da educação, da arte de lecionar e de oferecer melhores perspectivas ao próximo, é o mistério do tempo que fica eternizado na memória do educando.
Vale recorrer à lembrança dos primeiros professores da escola primária e mesmo aos primeiros ensinamentos que vieram de mães e pais.
Seguramente as lições de vida também se eternizam e ganham a mesma dimensão misteriosa de sempre presente, vívidas. Em muitos casos, uma memória tão viva que se “pode tocá-la”, se “pode ouvi-la”.
Mas, isso já seria adentrar ao mundo da paranormalidade o que não é o caso no momento, até porque a lembrança de um amigo tão especial quanto o Padre Libardi, transcende a qualquer explicação.
Basta a memória do caminhar juntos, pelas alamedas do seminário, em grupos rezando o terço, na arquibancada torcendo pela garotada ou nas aulas de catequese.
Hoje dia 9 de abril, dia que fazemos memória vívida, desse grande amigo e formador Redentorista. Transpôs os umbrais da normalidade e formava, orientava não apenas seminaristas, mas a toda e qualquer pessoa que dele se aproximava.
Tinha o “dom”. O dom da amizade, o dom da sensibilidade, o dom da fraternidade, o dom da missão: formar cristãos!
Sempre se soube que era um ser especial e diferenciado em seu tempo e com olhar no futuro. Sua sensibilidade dizia que os que seguissem a vida religiosa estariam bem dentro da Congregação, mas lhe preocupava os que estariam “fora” da Congregação. Por isso, idealizou e inspirou algo que mantivesse os de vocação leiga para uma unidade fraterna.
Tendo alcançado esse objetivo se eternizou na memória de centenas de pessoas, quiçá milhares delas que encontraram nele o educador e formador sempre presente.
Aliás, como continua sendo pelos tempos futuros.
Sua benção, Padre Hélio de Pessato Libardi, CSsR.
Nós rezamos e pedimos mas o Pai decidiu diferente: Nossa Célia (Célia Ayres,são tantas celias)foi…
Quinta feira da Quarta Semana da Quaresma. A nossa caminhada quaresmal entrando no 30º dia,…
No dia 16 de março de 2025, um grupo de voluntários realizou mutirão de plantio…
Semana passada fui confundido com um mendigo...paciência, né! Recebi 2 reais de esmola. O Juan…
Quarta feira da Quarta Semana da Quaresma. “As águas de março fechando o verão”, ultrapassaram…
As fotos que você verá a seguir fazem parte da ida de Luiz Silvério à…