Categories: Notícias

Ouro Preto ganha novo museu com mais de mil peças barrocas.

  • Coleção Boulieu reúne esculturas, pinturas e mobiliário de vários cantos do mundo

Percival Tirapelli. Diretor cultural e artista plástico.

Localizado no principal acesso ao Centro Histórico de Ouro Preto, o Museu Boulieu ocupa as instalações do antigo Asilo São Vicente de Paulo. No total, o espaço compreende quase 400 metros quadrados para exposição no pavimento superior (seis salas) e tem, no térreo, saguão de entrada, bilheteria, café/loja, sala multiuso, sala do Educativo, áreas administrativas e reserva técnica.

Com patrocínio integral do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e projeto de restauração e expografia assinados pelo Instituto Pedra, o novo equipamento cultural, segundo os organizadores, contribui para reafirmar Ouro Preto como o epicentro da arte barroca brasileira, sugerindo novas perspectivas e novos contextos ao movimento artístico.
Em nota, o Instituto Pedra informa que o museu assume a função pública de preservar, investigar e expor a coleção doada pelo casal Jacques e Maria Helena Boulieu, que reúne principalmente obras de origem asiática e latino-americana, principalmente do período barroco. “O Museu Boulieu se pauta pelos encontros, desde o do casal até aqueles acarretados pelas grandes navegações europeias. Daí, a propagação da fé e dos impérios. O sincretismo religioso e as diversas culturas nos apontam outros caminhos e olhares”, destaca o diretor-presidente do Instituto Pedra, Luiz Fernando de Almeida.

No saguão, o visitante poderá conhecer um pouco da história do casal Boulieu e a origem da coleção. No piso superior, na entrada do percurso expositivo, o visitante será recebido pela voz da cantora Maria Bethânia, embalando poemas de Fernando Pessoa e Camões, e imagens que introduzem o novo caminho para as Índias, onde com novos materiais e nova iconografia, o mundo ocidental se encontra e dialoga culturalmente com as tradições milenares locais.

Completa a programação de abertura do novo espaço, a mostra temporária Aleijadinho – fotografias de Horacio Coppola, realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles. O conjunto de fotografias retrata as obras do escultor mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), a partir da viagem feita por Coppola a Minas Gerais em 1945.

HISTÓRIA

O Museu Boulieu é um museu privado localizado à rua Padre Rolim, 412, no Centro Histórico de Ouro Preto e fica no edifício em que funcionou o antigo Asilo São Vicente de Paulo e em uma edificação anexa em que funcionou a antiga “casa do capelão”. A origem do conjunto de edifícios remonta ao final do século 18, mas o imóvel que abriga o museu foi construído em 1932 pelos vicentinos, para ser usado como asilo, função que cumpriu até a transferência do complexo hospitalar para o Bairro da Bauxita, no final dos anos 2000.

Para efetivar a criação do museu, em 2008 o Instituto Cultural Brasileiro do Divino Espírito Santo (ICBDES), atual Instituto Boulieu, foi criado como personalidade jurídica responsável pelo Museu Boulieu. Em 2012, foi então estabelecido um comodato em que o edifício teve o uso cedido pela Prefeitura de Ouro Preto para a criação do museu.

Conforme o Estado de Minas divulgou em muitas matérias, o casal de colecionadores Jacques e Maria Helena Boulieu (ela, paulista criada em Belo Horizonte) reuniu cerca de 2,5 mil peças, sendo a maior parte de arte sacra. Parte da coleção foi doada, em 2011, à Arquidiocese de Mariana, atual donatária-proprietária do acervo. Segundo a Escritura Pública de Doação trata-se de “transferência de propriedade e posse, os bens doados são bens fora de comércio, e que devem ser permanentemente expostos no Museu Boulieu”.

fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2022/04/02/interna_cultura,1357384/amp.html?gaa_at=la&gaa_n=AYc4ysvighfAvFmlfwtrO-3v7YvBiG-bfpeUYn-3xh1gJ40lFDL7P6-mWTvT0JjsGR8%3D&utm_source=newsshowcase&utm_medium=discover&utm_campaign=nonpanel&gaa_ts=624c56ee&gaa_sig=SMu8Ex2QmM1eWiZh55lHBTX5R2tDQ3bOZRdf5808Pn_mgF8lWb9x_mcWlJqJ-LKCZIePiFKViZjlX0PPaJ0WOQ%3D%3D

coneki

Recent Posts

Ressurreição é vida! (Chico Machado)

Sábado da 33ª Semana do Tempo Comum. Chegamos a mais um final de semana neste…

12 horas ago

Jesus e o Templo (Chico Machado)

Sexta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Neste dia a Igreja celebra a Memória…

1 dia ago

Çao é uma amiga encantadora (Thozzi)

Hoje vendo postagens do watts zap me deparo com a Çao e uma lembrança literária:…

2 dias ago

Meu irmão, minha irmã (Chico Machado)

Quinta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Estamos nos finalmente do ano litúrgico. Passou…

2 dias ago

A luta continua! (Chico Machado) Ju mi

Quarta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. A luta continua! Somos filhos e filhas…

3 dias ago

Encontro de opostos (Chico Machado)

Terça feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Já de volta em casa, depois da…

5 dias ago