O SINO
UNESER/COMUNICAÇÃO
Por: Pedro Luiz Dias
Toda Casa de formação ou convívio de confrades Redentoristas tem suas particularidades. Uma, porém, é comum a todas: o sino.
Era (e é) assim no Santa Terezinha. Era (e é) assim no Santo Afonso. Seminários onde vivi por bons anos.
Ser o Sinaleiro oficial era uma distinção de responsabilidade e muita disciplina. Não era apenas uma função técnica; era uma missão. O toque do sino não chamava apenas para as atividades — ele evocava o kairós, o tempo sagrado dentro do tempo cronológico. Ritmava o dia à luz do Eterno.
O sino, do Santo Afonso, segue emblemático até hoje — ali agora transformado em um Centro de Hospitalidade. E como soa bem essa palavra: hospitalidade! Ecoa com o mesmo espírito que ressoava no sino — acolher, reunir, convocar.
Na tradição cristã, o som do sino é mais que um sinal: é um símbolo. Ele ressoa como voz da comunidade. É a memória viva do clamor de Deus, chamando o homem ao encontro, à escuta, à obediência no sentido mais pleno da palavra — ob-audire, escutar com o coração.
Os toques do sino ritmavam o dia-a-dia da Casa: marcavam o despertar, as orações, as aulas, as lições, as refeições — a vida toda se tornava liturgia. Tudo era feito sob o som que nos lembrava que “em tudo, Deus habita”.
A vida comunitária redentorista — centrada na oração, no estudo e na convivência fraterna — encontrava no sino sua espinha dorsal. Era ele que lembrava que o tempo é dom, e que cada instante pode ser uma oportunidade de graça.
Hoje, quando o sino ainda toca em alguns lugares, ou mesmo em nossa memória, ele nos fala de um tempo em que o céu e a terra se tocavam a cada badalada. O sino não apenas chamava: ele unia.
Segunda feira da Semana Santa. Nossos passos estão sendo dados dentro daquela que também é…
Hoje resolvi visitar a Débora. Fui saber se está firme, distante da cachaça. Passei no…
Domingo de Ramos da Paixão do Senhor. 40 dias de caminhada até aqui. Com esta…
Ontem escrevi minha crônica enquanto conversava sobre futebol com minha neta Helena. Depois fiz uma…
Sábado da Quinta Semana da Quaresma. Estamos a um passo de iniciar mais uma Semana…
Sexta feira da Quinta Semana da Quaresma. Abril vem sextando mais uma vez, para os…