A noite de 6 de setembro de 2021 dará início ao Ano Novo Judaico de 5.782
1. Lembrete anual. A palavra hebraica Rosh (ראש) significa primeiro / cabeça / começo e Hashanah (השנה) significa o ano. A raiz da palavra hebraica Shanah é “repetir” e “mudar”. Rosh Hashanah constitui um lembrete anual da necessidade de melhorar o comportamento de alguém por meio de um estudo sistemático dos valores morais, aprendendo com a experiência e evitando erros do passado. Rosh Hashanah inaugura os Dez Dias de Arrependimento, que são concluídos em Yom Kippur (o Dia da Expiação).
O Novo Ano Judaico (lunar) é o único feriado judaico, que é celebrado no aparecimento (mensal) de uma lua nova, indo da escuridão relativa a uma lua totalmente iluminada no meio do mês.
2. Humildade. Rosh Hashanah é celebrado no 6º dia da Criação, quando o primeiro ser humano, Adão, foi criado. Adão é a palavra hebraica para ser humano (אדמ), que é a raiz da palavra hebraica para “solo” (אדמה). Além disso, a letra hebraica ה é uma abreviatura de Deus, o Criador. Assim, a data do Ano Novo Judaico destaca a centralidade do solo – uma metáfora para a humildade – na vida humana.
3. Gênesis. As letras hebraicas de Rosh (ראש) constituem a raiz da palavra hebraica para Gênesis (בראשית), que é a primeira palavra no livro de Gênesis. Rosh Hashanah é celebrado no primeiro dia do mês judaico de Tishrei – “o mês dos Fortes” (Livro dos Reis A, 8: 2) – quando os três Patriarcas Judeus (Abraão, Isaac e Jacó) e o Profeta Samuel nasceram. Tishrei significa início / Gênesis na antiga Acadian. As letras hebraicas de Tishrei (תשרי) estão incluídas na grafia do Gênesis (בראשית). Além disso, a grafia hebraica do Gênesis (בראשית) inclui as duas primeiras letras do alfabeto hebraico (אב), uma letra do meio (י) e as últimas três letras (רשת) – representando a totalidade da Criação.
4. O Shofar (um chifre de carneiro ritual). Rosh Hashaná é anunciado e celebrado de maneira humilde e determinada, com o toque do (humilde) Shofar. O som do Shofar costumava alertar as pessoas sobre desafios físicos (por exemplo, ataques militares). Em Rosh Hashanah, alarma as pessoas para os desafios espirituais, enquanto abre o caminho potencial para a salvação. Serve como um alerta para a necessidade de purificar o comportamento.
O Shofar representa “paz através da força”, conforme demonstrado pelo carneiro pacífico, que é equipado com chifres poderosos e dissuasivos. Nos tempos antigos, o toque do Shofar era empregado para anunciar o (50º) ano do Jubileu – o modelo bíblico de liberdade. O Jubileu inspirou o conceito de liberdade dos Pais Fundadores dos Estados Unidos, conforme inscrito no Sino da Liberdade: “Proclame a liberdade em toda a terra e a todos os seus habitantes” (Levítico 25:10). O Jubileu Bíblico também inspirou o movimento abolicionista e antiescravista dos Estados Unidos .
A palavra inglesa Jubilee é derivada da palavra hebraica Yovel, um sinônimo para Shofar. A grafia hebraica para Shofar שופר)) é um derivado do verbo para realçar שפר)), estimulando as pessoas a persistirem na viagem eterna de um comportamento melhorado. O shofar é feito de chifre de carneiro, que é um animal pacífico equipado com chifres fortes para afastar predadores, assim como mães protegem crianças. Assim, as orações de Rosh Hashanah destacam a força das Matriarcas Bíblicas: Sarah, Rachel e Hanna, que deram à luz a Isaac, Joseph, Benjamin e Samuel, respectivamente. Rosh Hashanah é conhecido como “A Gravidez do Mundo” (Harat Olam em hebraico), destacando a maternidade, a gravidez das Matriarcas Bíblicas e o otimismo baseado na realidade.
5. Comemoração. Os 100 toques do Shofar durante o Rosh Hashanah – também chamado de “O Dia do Toque do Shofar” (Yom Te’rooah) – comemoram:
Os 100 toques do Shofar são divididos em três séries, comemorando os três Patriarcas (Abraão, Isaac e Jacó), as três partes do Antigo Testamento (a Torá, Profetas, Escritos) e os três tipos de seres humanos (piedosos, medíocres , mal).
De acordo com o Rei Salomão, “um cordão trançado não se quebra facilmente (Eclesiastes, 4:12).”
Desejo a você um ano saudável, desafiador e gratificante.
fonte:
Embaixador (Aposentado) Yoram Ettinger | The Ettinger Report
foto: https://www.bing.com/images/divulgação
Quinta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Estamos nos finalmente do ano litúrgico. Passou…
Quarta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. A luta continua! Somos filhos e filhas…
Terça feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Já de volta em casa, depois da…
Segunda feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Iniciando mais uma semana em nossa trajetória…
33° Domingo do Tempo Comum. Este é o penúltimo Domingo do Tempo Comum. Estamos nos…
Sábado da 32a Semana do Tempo Comum. O penúltimo final de semana de novembro dando…