MANIFESTO DE DESAGRAVO E APOIO

 DIRETORIA DA UNESER

Nós, da Diretoria da União Nacional dos Ex-Seminaristas Redentoristas UNESER, através desta nota, declaramos nosso desagravo em relação às declarações abjetas de um parlamentar do Estado de São Paulo.

Observando a virulência de suas declarações, baixeza de seu vocabulário, estado emocional em que se encontrava e natureza de seus argumentos, percebemos que o deputado estadual não defendia crenças filosóficas ou questões de fé, mas interesses de grupos em luta pelo poder.

Mais do que atacar a fé que professamos, as declarações foram dirigidas pessoalmente ao arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, aos membros da CNBB e ao nosso líder máximo, o Papa Francisco, e foram igualmente ofensivas.

Assim, esperamos que autoridades competentes tomem as devidas providências a esse crime de calúnia e difamação.

Declaramos, também, nosso apoio moral a Dom Orlando Brandes, bem como às ideias que defendeu corajosamente na homilia, por ocasião da Festa da Padroeira.

Como católicos, apoiamos a CNBB em seus posicionamentos, temos em nosso Papa Francisco um exemplo de amor cristão, raramente visto antes e vemos nele o representante de Cristo entre nós.

Por fim, reiteramos nossa rejeição à atitude anticristã do agressor, ao seu discurso de ódio, ao desrespeito a nossas matas e povos indígenas e aos menos favorecidos da nação brasileira, à escalada da “pátria armada”.

Frente a toda situação que vem se acumulando de insultos contra a Igreja sintonizada ao Concílio Vaticano II, Laudato Sì e outros, professamos que a MISSÃO DA IGREJA é estar à serviço da construção do Reino que começa nesse mundo.

Essa Missão é mandato de Jesus como bem fez em sua prática junto aos mais vulneráveis do seu tempo. Os insultos são contra o jeito de ser Igreja assim, fiel a Jesus. Pois, pretendem abafar por desmoralização o Magistério do Papa Francisco e da CNBB.