Quinta feira da 27ª Semana do Tempo Comum. A primeira dezena de outubro está acontecendo no dia de hoje. O mês que nos convoca para exercer o nosso ser missionário, pelo batismo que recebemos. Lembrando que o lema escolhido para a Campanha Missionária deste ano de 2024 é: “Ide convidai a todos para o banquete”. (Mt 22,9) Convite este que é dirigido aos marginalizados e excluídos, para o começo de uma nova história, formada de pobres e oprimidos. Pela força do Espírito Santo de Deus, somos testemunhas do Cristo Ressuscitado, num mundo cada vez mais distante dos ideais do Evangelho. Reforça-se muito mais da Doutrina e o Catecismo da Igreja, deixando de lado a força libertadora e revolucionaria do Evangelho.

É preciso cuidar de nossa saúde mental. Neste dia 10 de outubro, estamos celebrando o Dia Mundial da Saúde Mental. Uma data especial e essencial, para refletirmos sobre a saúde mental no trabalho, na família, e a importância de cuidar do bem-estar psicológico de todas as pessoas. Instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, esse dia busca criar uma sensibilização global sobre questões críticas ligadas à saúde mental. No Brasil há uma alta prevalência de transtornos como depressão e ansiedade. Por este motivo, precisamos adotar práticas de bem-estar, para garantir ambientes mais saudáveis para a boa convivência entre as pessoas.

O Ceseep – Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, bem que está fazendo a sua parte. Para 38º Curso de Verão (2025), o tema será “Semear o bem-viver: caminhos para o cuidado da saúde mental.” Este curso acontecerá entre os dias 07 a 16 de janeiro próximo, na PUC de São Paulo/Perdizes. As inscrições já estão abertas e, você que nos lê neste momento, pode participar conosco nestes dias. Eu estarei lá! Garanto que você não se arrependerá, se passar por lá conosco naqueles dias. Serão momentos orantes, profunda reflexão e compromissos selados em favor das causas dos menos favorecidos e vulneráveis. Que venha o Curso de Verão! Saiba mais em https://cursodeverao.ceseep.org.br/ #CursoVerao2025 #Ceseep #Ceseep40anos

Neste dia 10 de outubro, impossível não trazer presente a memória de Dom Mauro Morelli, Bispo da Diocese de Duque de Caxias (1981-2005). Sentindo por demais a sua falta, um ano e um dia depois de sua páscoa definitiva, acontecida no dia 09 de outubro de 2023, aos 88 anos. Ordenado Bispo no dia 25 de janeiro de 1975, por Dom Paulo Evaristo Cardeal Arns, O.F.M. Bispo dos bons, que soube fazer de seu ministério episcopal uma defesa intransigente das causas dos pequenos, num contexto em que predominava a linha dura da Ditadura Militar no país. Pastor dos descartados. Numa das palestras que tive o privilégio de participar com ele à frente, dizia: “a esperança é você caminhar no escuro, na certeza de que vai haver um amanhecer”.

Pensando em Dom Mauro, fiz uma visita, ainda bem cedo, na capela da casa de nosso bispo Pedro. Rezei, relembrando os muitos causos que escutamos ali, tendo viva a presença dele e também da Tia Irene e de tantos que por lá já passaram. Um ar de mistério imanente e transcendente toma conta daquele lugar. A energia que brota dali é algo que incendeia o nosso interior, fazendo brotar a resiliência que mora dentro de cada um de nós. Diante de momentos tão difíceis que ora estamos vivendo, rezei relembrando uma das passagens do Livro do Deuteronômio, que nos convida a continuar resilientes: “O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!” (Dt 31,8)

O próprio Evangelho desta quinta feira também nos faz pensar assim e não desistirmos jamais. Lucas nos mostra um Jesus que insiste na oração perseverante e confiante: “pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, a porta se abrirá”. (Lc 11,9-10). Rezar sempre e de forma insistente e persistente. Oração resiliente, com a capacidade de enfrentar e superar todas as adversidades. Não desistir jamais! Acreditar sempre! Perseverar até o fim! Manter sempre viva a capacidade de superação. Isso não significa que não sejamos vulneráveis, mas termos a certeza de que com Ele, desenvolveremos a capacidade de lidar com a crise e sair dela fortalecidos e dispostos a lutar sempre. Lembre-se sempre, você é filho/a do Deus, Criador de tudo que existe, que venceu até a morte! Deus é maior que todas as suas dificuldades e vai ajudar-lhe a superá-las. Confia, resilientemente!