Comunicação com a Prelazia de Borba
Manaus, 10 de janeiro de 2022
Prezados confrades:
O Dom Zenildo Luiz Pereira, CSsR, nosso confrade e bispo da Prelazia de Borba, nos perguntou da possibilidade de uma ajuda pastoral no território da sua Prelazia. O clero é bastante reduzido e um padre de outra Diocese que estava trabalhando com ele, está se despedindo e indo embora.
Respondi que não estamos em condição de dar uma resposta positiva no momento. Quem sabe na nossa Assembleia Vice-Provincial possamos discernir a possibilidade de uma presença mais constante e permanente na Prelazia de Borba. Já existe o pedido apresentado
às três (V)Províncias que formarão a Nova Unidade. A resposta deve incluir a todos.
Nesta conversa inicial, acordamos em liberar um confrade para ficar à disposição da Prelazia de Borba até o fim do ano. Apresentamos o confrade Pe. Leandro Romaine Simão e o bispo aceitou de bom grado. Assim, ele ficará a serviço da Prelazia de Borba até o fim deste ano.
Ele deve seguir em tudo as orientações do bispo diocesano, sendo uma presença fraterna com o clero, com os religiosos e religiosas e com os fiéis leigos.
O Dom Zenildo vai oficializá-lo como administrador da Área Missionária Santa Dulce, com sede no Distrito de Novo Céu, município de Autazes, onde o acesso é de estrada asfaltada desde Manaus até lá e onde o Pe. Leandro vai morar. Um jovem que foi nosso seminarista
por três anos e que está pedindo para voltar para a formação fará um ano pastoral juntamente
com o Pe. Leandro. Trata-se do Abner (ele já concluiu a Filosofia e está há um ano fora do nosso sistema de formação). Na semana passada, o Pe. Alfredo, o Pe. Leandro, Abner e eu visitamos o Novo Céu. Lá o povo se recorda muito bem das Santas Missões Redentoristas,
especialmente da cavalgada com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
De nossa parte, estaremos oferecendo nosso apoio em vista de um discernimento maduro sobre a fundação de uma futura comunidade religiosa redentorista na Prelazia de Borba. Os postulantes pré-noviços farão serviço pastoral lá nessa área periodicamente.
É importante deixar claro que o Pe. Leandro está à disposição da Prelazia de Borba, mas sem deixar a Congregação. Ele é a nossa presença junto ao nosso confrade bispo. E sempre que possível, motivo outros confrades a fazerem uma visita e lhe oferecer nosso pão partilhado e nossas mãos e pés disponíveis para a missão.
Que Deus nos ilumine, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santo Afonso e Santa Dulce nos acompanhe nesta empreitada.
Pe. Amarildo Luciano, CSsR
Vice-Provincial
Nós rezamos e pedimos mas o Pai decidiu diferente: Nossa Célia (Célia Ayres,são tantas celias)foi…
Quinta feira da Quarta Semana da Quaresma. A nossa caminhada quaresmal entrando no 30º dia,…
No dia 16 de março de 2025, um grupo de voluntários realizou mutirão de plantio…
Semana passada fui confundido com um mendigo...paciência, né! Recebi 2 reais de esmola. O Juan…
Quarta feira da Quarta Semana da Quaresma. “As águas de março fechando o verão”, ultrapassaram…
As fotos que você verá a seguir fazem parte da ida de Luiz Silvério à…