“De agora em diante todas as gerações me chamarão de bem-aventurada, pois o Todo Poderoso fez em mim grandes coisas.” (Lc 1, 48-49).
Olá, amigos e amigas!
Esta semana deixei para escrever hoje (08/12), dia de Nossa Senhora da Conceição. E motivo não me falta. Nossa Senhora da Conceição é a Santa Primaz do Brasil, sua primeira imagem foi trazida por Thomé de Sousa, que fez a primeira capelinha para a Santa em Salvador (1549), hoje esta capela é uma das mais imponentes Basílicas da capital baiana, com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Praia, fica ali na cidade baixa e desde 1938 foi designada como Patrimônio Mundial.
Mas, minha motivação é muito mais pessoal. É Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Matriz de Campinas/Goiânia. Devoção que na Campininha iniciou lá por volta de 1843 e não foi interrompida. Lá fui acolhido em 1971, estudava do outro lado da Praça, no Colégio Assis Chateaubriand.
Participei depois dos grupos de jovens da paróquia e conheci os redentoristas. Já sabia da existência deles, mas lá os conheci. Uma geração inteira de padres e jovens seminaristas (Simão, Wanderley, Joil, Valtuir, Divino etc) e depois outros mais, Jadir, João Flávio, Geraldo Magela, João Otávio e tantos outros.
Foi lá que entrei para o seminário e foi pelos redentoristas que quis ser missionário, motivo que me fez chegar a São Paulo, à querida Tietê e depois Campinas.
Quando cheguei em Campinas descobri que a padroeira da cidade era Nossa Senhora da Conceição, aí uma força me chamou e nunca mais saí daqui. Visitar a Catedral de Campinas é uma de minhas alegrias. Sento-me ali naqueles bancos de jacarandá da Bahia e fico admirando os entalhes de madeira, os vitrais e rezando. Nunca preparo uma oração, sentado espero a inspiração e rezo, sempre peço pela paz mundial, pela justiça social, pelos amigos, por minhas filhas e peço forças para não desistir da fé.
Amigos e amigas, penso que sou muito abençoado por tudo e a presença da mãe de Jesus é uma inspiração forte para continuar acreditando em um mundo melhor, mais humano, justo e feliz.
Tenham todos e todas uma semana de paz e preparação para a chegada de Jesus.
Jonival Côrtes – Goiano
Presidente da UNESER
Sábado da 33ª Semana do Tempo Comum. Chegamos a mais um final de semana neste…
Sexta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Neste dia a Igreja celebra a Memória…
Hoje vendo postagens do watts zap me deparo com a Çao e uma lembrança literária:…
Quinta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Estamos nos finalmente do ano litúrgico. Passou…
Quarta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. A luta continua! Somos filhos e filhas…
Terça feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Já de volta em casa, depois da…