“MENS SANA IN CORPORE SANO” (2)

Sarcopenia pode ser prevenida com musculação e dieta rica em proteínas
Fonte: Dr. Paulo Cesar Ribeiro, médico intensivista e coordenador da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital Sírio-Libanês.

(PARTE I)

Derivado do grego, o termo sarcopenia significa “perda da carne” e diz respeito à diminuição da massa muscular (massa magra) no corpo. Esse processo faz parte do envelhecimento e é, em parte, responsável pela perda da qualidade de vida na terceira idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a 46% após os 80 anos.

A sarcopenia do idoso pode ser causada por alterações hormonais e fisiológicas do próprio envelhecimento, por doenças que ocorrem frequentemente na velhice, mas também está associada ao sedentarismo e à má alimentação. “Na terceira idade, esses problemas se tornam mais frequentes em decorrência do estilo de vida, de limitações físicas ou por problemas como depressão e alterações dentárias”, avalia o dr. Paulo Cesar Ribeiro, médico intensivista e coordenador da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital Sírio-Libanês.

Em pessoas saudáveis, a diminuição da massa magra geralmente inicia-se após os 30 anos de idade, com perdas em torno de 1% a 2% ao ano. Sem medidas preventivas, idosos com 80 anos de idade podem ter somente 50% de sua massa muscular da juventude.

No entanto, a sarcopenia não está ligada apenas ao envelhecimento. Algumas doenças como o câncer, processos infecciosos ou inflamatórios graves, traumatismos sérios, levam a uma perda de massa muscular acelerada, muito mais grave do que aquela que ocorre no envelhecimento.

Quais os sinais de sarcopenia?

A perda de massa muscular costuma demorar para ser percebida. Alguns dos primeiros sinais, no entanto, são:

Dificuldade em realizar atividades físicas, anteriormente consideradas fáceis, como subir escada, trocar uma lâmpada e carregar malas ou compras.
Desequilíbrio ao andar em terrenos acidentados, como ruas com desníveis e buracos.
Quedas constantes, geralmente, quando a perda muscular já está em estado avançado.
Segundo ressalta o dr. Paulo Cesar Ribeiro, a sarcopenia tem implicações diretas na qualidade de vida e aumenta o risco de lesões e fraturas decorrentes das quedas.

Alimentos ricos em proteína

O Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de 0,8 g de proteína para cada 1 kg de peso corporal. Ou seja, uma pessoa com 70 kg deve ingerir 56 g de proteína diariamente.

Alguns alimentos ricos em proteína:

Frango (100 g) = 32,8 g de proteína.
Queijo (100g) = 26 g de proteína.
Carne de vaca (100 g) = 26,4 g de proteína.
Soja (100 g) = 12,5 g de proteína.
Quinoa (100 g) = 12 g de proteína.
Tofu (100 g) = 8,5 g de proteína.
Feijão (100 g) = 6,6 g de proteína.

Como prevenir a sarcopenia?

Exercitar-se fisicamente e seguir uma dieta equilibrada com orientação profissional são os meios mais eficazes de prevenir ou minimizar a sarcopenia. Nas atividades físicas, destacam-se os exercícios de resistência, ou seja, musculação; e na dieta, os alimentos ricos em proteínas (veja ao lado). Essa combinação ajuda a ganhar ou manter massa muscular.

Para pessoas saudáveis recomenda-se hoje a ingestão de pelo menos 1 a 1,2 g de proteínas por quilo de peso corporal ao dia. Principalmente para indivíduos na terceira idade que não tenham nenhuma contraindicação para isso.

Para pacientes internados, a participação ativa nos exercícios de fisioterapia e a manutenção de uma dieta rica em proteínas (de 1,2 a 2 g por quilo de peso corporal) são fundamentais para reduzir a perda de massa muscular.

 

fonte: Sarcopenia pode ser prevenida com musculação e dieta rica em proteínas (hospitalsiriolibanes.org.br)

Destaques em negrito feitas pela Editoria.

coneki

Recent Posts

Meu irmão, minha irmã (Chico Machado)

Quinta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Estamos nos finalmente do ano litúrgico. Passou…

1 hora ago

A luta continua! (Chico Machado) Ju mi

Quarta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. A luta continua! Somos filhos e filhas…

1 dia ago

Encontro de opostos (Chico Machado)

Terça feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Já de volta em casa, depois da…

2 dias ago

Enxergar de novo o novo (Chico Machado)

Segunda feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Iniciando mais uma semana em nossa trajetória…

3 dias ago

Fé esperançando sem medo (Chico Machado)

33° Domingo do Tempo Comum. Este é o penúltimo Domingo do Tempo Comum. Estamos nos…

4 dias ago

Oração insistente na perseverança (Chico Machado)

Sábado da 32a Semana do Tempo Comum. O penúltimo final de semana de novembro dando…

5 dias ago