Do Dia 08 de dezembro da Imaculada Conceição ao dia 18 de dezembro, com a festa da Nossa Senhora do Bom Parto, fortaleçamos nossa espera para a vinda de Jesus e para o acontecer do direito das crianças encontrarem uma família para crescerem felizes e protegidas. São José discutiu, porque se entregou à fertilidade do Espírito que pousou e gerou toda a Criação. Muito mais simples e convincente foi gerar Maria de Nazaré, livre de qualquer resquício do pecado, desde sua concepção em Sant’Ana, sem deixar de ser humana e de partilhar suas virtudes conosco.
A cidadezinha de Nazaré tornou-se o jardim florido que Isaías, em 11,1-2, declarou sobre Maria e seu Filho.
…”porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor….” E sobre Maria, primorosa Virgem Imaculada, o Pai, no anúncio do anjo, declarou:
… “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. …“O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. (Lucas 1,26-ss).
A gravidez de Maria acontece em um contexto de muita simplicidade rural e de muita esperança na aldeia de Nazaré. Aguardava-se um bom parto, sem pré-natal, mas certamente com a sabedoria das idosas e seus chás. Havia, também,
muita confusão política e urgências para migrar, salvar o menino que se identifica com tantos outros, nesse nosso mundo ferido que ainda mata, abandona e força a migrar. Se nascer vivo e não morrer, terá dificuldades para crescer em sabedoria e graça, diante de Deus e de todos.
Com essa profissão de fé e de esperança, faço uma ilustração, correndo no tempo e chegando à expectativa do Advento de 1994, onde vivi meu segundo ministério.
Na Aldeia SOS, a Nazaré iniciante da minha missão, não tinha seus meninos Jesus, como está escrito na História Cronológica das Aldeias Infantis no Amazonas:
“O Natal acontece sem meninos Jesus. Afinal, não tinha sido acolhida nenhuma criança. Como a Virgem Maria, a Aldeia SOS do Amazonas, estava grávida, ou seja, em treinamento com as futuras mães “Marias”, numa espera ansiosa e trabalhada, preparando o coração para acolher seus filhos. A Igrejinha de Nossa Senhora do Bom Parto, que estava próxima à sede da Aldeia, erigia o sinal certo de nascimento de uma vida vitoriosa”.
Meu interesse por Nossa Senhora do Bom Parto situa-me nesse evento relatado e em mais dois outros, de espiritualidade espiritana e redentorista que reconheço.
ESPIRITANA
1. A história registra que o fundador dos Espiritanos, Padre Cláudio Poullart dês Places, juntamente com doze companheiros pobres, fundou a Congregação do Espírito Santo e do Imaculado Coração de Maria, em 1703. Seu pequeno grupo cresceu rapidamente porque a devoção à Senhora do Bom Parto, chamada, originalmente, de Virgem Negra de Paris pelos antigos, tinha na cor negra o símbolo que evocava a fertilidade física e espiritual de Maria.
Os Espiritanos, sob a força geradora do Espírito Santo, tiveram a expansão vocacional surpreendente. Pois, depois da consagração, que os primeiros fizeram aos pés da Virgem Maria, a Imaculada geradora de vocações missionárias, expandiu-se pelo mundo e chegou até o Rio Amazonas, Rio Tefé e Juruá.
2. O outro evento vem-nos de Geraldo Magella, companheiro, não presbítero da Congregação Redentorista, que já em vida, e após a morte, era o santo protetor das mães inférteis e grávidas para o sucesso da concepção e de um bom parto. Tanto é que, ao redor da imagem, estão mulheres grávidas, prontas e confiantes para dar a luz e a apresentar os filhos para receberem a Luz de Cristo e se unirem à Maternidade de Maria.
Festa da Imaculada, dogma da Conceição sem pecado! Dia de fecundação vocacional no batismo, cuja fonte abastecerá o mundo de ministérios variados e edificantes do Reino de Deus, crescendo no meio de nós.
Quarta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. A luta continua! Somos filhos e filhas…
Terça feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Já de volta em casa, depois da…
Segunda feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Iniciando mais uma semana em nossa trajetória…
33° Domingo do Tempo Comum. Este é o penúltimo Domingo do Tempo Comum. Estamos nos…
Sábado da 32a Semana do Tempo Comum. O penúltimo final de semana de novembro dando…
Sexta feira da 32a. Semana do Tempo Comum. Novembro sextando em clima de feriado. 135…