Marcelino Aparecido de Oliveira ou Marcel Calí, nasceu no município rural de Igaratá-SP , no dia 03/02/1967. É o primeiro filho de Sebastião Rosa de Oliveira e Célia Silveira Prianti de Oliveira. Tem quatro irmãos. Atualmente é casado e tem uma filha.
Marcelino morou até os dez anos em Igaratá, onde realizou seus primeiros estudos na Escola de Emergência Santa Luzia. Nela estudou até a terceira série primária. Para continuar os estudos, seus pais o enviaram para Mogi das Cruzes , onde morou com a avó e tios até os dezesseis anos. Em Mogi , completou a sétima série do Ensino Fundamental. Em 1983 , seus pais migraram de Igaratá para São José dos Campos. Então , ele voltou para junto deles e ,nesta cidade ,concluiu o segundo grau.
Sobre a vida profissional e a continuidade dos estudos, desde os sete anos já trabalhava. Iniciou com seu pai, na lida com o gado leiteiro e agricultura. Quando foi para a cidade , trabalhou como balconista, chapeiro, pasteleiro e pizzaiolo numa lanchonete. Três anos antes de entrar para o Seminário, exerceu a profissão de desenhista publicitário na Empresa “Norte e Sul Publicidade”, na cidade de São José dos Campos, SP. Nessa empresa, realizou muitas atividades no Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Em 1988 entrou para o Seminário Redentorista Santo Afonso em Aparecida-SP. Em 1989 foi transferido para Campinas , onde estudou Filosofia na PUCCAMP. Nessa cidade lecionou Educação Artística numa Escola Estadual durante um ano.
Em 1992 foi transferido para o Seminário de Tietê-SP , onde realizou o noviciado. No final do mesmo ano foi morar em São Paulo para cursar Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). A partir do segundo ano de Teologia , passou a morar no Bairro Cidade Tiradentes, uma populosa COHAB na periferia da Grande São Paulo.
Nesse mesmo período , estudou arte na Escola de Arte São Paulo. Permaneceu na Cidade Tiradentes até 1997.
Em 1998 , foi transferido para o Seminário Santo Afonso ,em Aparecida, onde trabalhou na formação dos seminaristas.
Em 1999, foi morar em Hortolândia, SP, e, desde então, é professor efetivo na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo.
Ao ingressar no Ensino Público se especializou em Ensino de Filosofia – UNESP (2011), em Filosofia Clínica – INSTITUTO PACKTER (2000), terceira graduação em PEDAGOGIA – UNIBAN (2006) e Especialização em Gestão e tutoria EAD – UNASP (2020).
Em relação à arte, continua sua produção, como Marcel Calí, seu nome artístico, com pinturas encomendas ou simplesmente para cultivar seu hobby.
fonte e fotos: do acervo do próprio artista.
Sábado da 33ª Semana do Tempo Comum. Chegamos a mais um final de semana neste…
Sexta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Neste dia a Igreja celebra a Memória…
Hoje vendo postagens do watts zap me deparo com a Çao e uma lembrança literária:…
Quinta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Estamos nos finalmente do ano litúrgico. Passou…
Quarta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. A luta continua! Somos filhos e filhas…
Terça feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Já de volta em casa, depois da…
View Comments
Que maravilha! Um ex-seminarista Artista!!!!
Parabéns, Marcel!
????????