Com o título “Maria vive, viva Maria!” – a magnífica devoção a Nossa Senhora em tempos de secularidade busquei dar uma característica mais literária ao TCC (trabalho de conclusão de curso) que apresentei na Faculdade de Teologia São Bento, em São Paulo.
O estudo narra a história da jovem, da mulher e mãe que assume plenamente a sua missão nos Planos de Deus.
As pesquisas realizadas demonstram a crescente devoção, agora impulsionada pelas chamadas “mídias sociais”.
Mais do que nunca, a presença de Maria se faz presente no meio do povo de Deus como uma realidade, seja nas diversas manifestações artísticas, pelas reconhecidas aparições, visões e locuções. Em episódios como a pandemia de COVID-19 e em grandes tragédias, são inúmeros os relatos de pessoas que, pela intercessão de Maria, ficaram curadas ou não perderam tudo.
A frase que ouvi quando criança cada vez mais se faz presente no cuidado de Maria com a humanidade. Ela realmente se preocupa com o futuro do ser humano e demonstra isso nos pedidos quase desesperados para que, por meio da oração, chegar até ela.
Maria vive. As evidências estão em todos os lugares. Estão nas casas, umas ricas, outras pobres. Estão nas estradas com os peregrinos. Estão nas boleias dos caminhões que rodam pelas estradas da vida. Estão no limiar das novas mídias sociais.
Estão com os jovens, com os adultos, com os leigos e com os clérigos. Estão nas religiões que reconhecem que Jesus caminhou entre nós. Maria está presente nas páginas do Corão, nos textos de Martinho Lutero. As devoções estão nos terreiros, com o respeito sagrado à Mãe de Deus, estão nas praças e nos grupos orantes.
Maria vive e está presente na crença de cada fiel que caminha de joelhos pelas vias de Aparecida, pelas escadas que levam às suas maiores estátuas mundo afora. As evidências dessa magnífica presença estão nas artes plásticas, clássicas, modernas. Maria vive nas músicas, nos filmes, nos livros, nas procissões.
Maria, a Mãe do Perpétuo Socorro, está viva nos momentos de sofrimento de seus devotos. A ascensão de Maria aos céus significa que ali foi chamada para interceder a Deus pelos seus filhos e filhas que caminham pelo mundo em devoção e adoração aos ensinamentos de Seu Filho e Mestre. Mãe de Deus e nossa: rogai, sempre, por nós.
A Virgem Maria está viva e vive em nossas histórias de vida. Maria vive, viva Maria!
Pedro Luiz Dias
Trecho do Prefácio do livro “Maria vive, viva Maria! A magnífica devoção a Nossa Senhora em tempos de secularidade.” Texto do Prof. Dr. Sergio Ribaric’ no livro do aluno Pedro Luiz Dias.
https://na01.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Floja.literarebooks.com.br%2Fautoajuda%2Fautoajuda%2Fmaria-vive-viva-maria&data=05%7C02%7C%7C18a9954556fd41ea42d908dcb8807cee%7C84df9e7fe9f640afb435aaaaaaaaaaaa%7C1%7C0%7C638588109230484186%7CUnknown%7CTWFpbGZsb3d8eyJWIjoiMC4wLjAwMDAiLCJQIjoiV2luMzIiLCJBTiI6Ik1haWwiLCJXVCI6Mn0%3D%7C0%7C%7C%7C&sdata=3Lu1WikhVVl59tvNxRh6hs6SiIOXRmUnRFsm3QlT3II%3D&reserved=0
Sábado da 33ª Semana do Tempo Comum. Chegamos a mais um final de semana neste…
Sexta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Neste dia a Igreja celebra a Memória…
Hoje vendo postagens do watts zap me deparo com a Çao e uma lembrança literária:…
Quinta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Estamos nos finalmente do ano litúrgico. Passou…
Quarta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. A luta continua! Somos filhos e filhas…
Terça feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Já de volta em casa, depois da…