Nesta data, a família Redentorista comemora outro homem Santo de Deus, o Beato Francisco Xavier Seelos C.Ss.R.
Ele nasceu em 11 de janeiro de 1819 em Füssen, Baviera, Alemanha e foi batizado no mesmo dia. O Beato Francisco Seelos entrou no seminário diocesano em 1842 depois de ter concluído seus estudos em filosofia, pois tinha um grande desejo de ser padre.
Após aprender sobre o trabalho dos missionários Redentoristas, fundado para a evangelização dos mais abandonados, decidiu tornar-se religioso e ministro para imigrantes de língua alemã nos Estados Unidos.
Ali foi aceito pela Congregação em 22 de novembro de 1842 e navegou da França para Nova York.
Ele foi ordenado padre na Igreja Redentorista de St. James em Baltimore, Maryland, EUA. Depois de ser ordenado, trabalhou por nove anos na Paróquia de St. Philomena em Pittsburgh, Pensilvânia, primeiro como padrer assistente com St. John Neumann, Superior da Comunidade Religiosa, e mais tarde como superior e nos últimos três anos como padre. Durante este tempo, ele também foi o Mestre dos noviços Redentoristas. Com Neumann, ele também se dedicou a pregar missões.
Fiel ao carisma Redentorista, praticou um estilo de vida e uma maneira simples de se expressar. Os temas de sua pregação sempre foram ouvidos e compreendidos até mesmo pelas pessoas mais humildes.
Um esforço constante em sua atividade pastoral foi instruir as crianças na fé. Ele não só favoreceu este ministério, como também considerou fundamental para o crescimento da comunidade cristã na paróquia. Por muitos anos dedicou-se ao ministério paroquial e serviu na formação de futuros Redentoristas como tutor de estudantes. O Beato Francisco Seelos se esforçou para incutir neste futuro entusiasmo missionário redentorista, o espírito de sacrifício e zelo apostólico pelo bem-estar espiritual e temporal do povo.
Passou a maior parte de sua vida pregando missões em inglês e alemão. Como pároco, era conhecido, alegremente disponível aos seus fiéis e singularmente preocupados com os mais pobres e mais abandonados.
Em setembro, exausto de visitar e cuidar das vítimas de febre amarela, contraiu a temida doença. Após várias semanas de vida paciente, ele passou para a vida eterna em 4 de outubro de 1867, aos 48 anos e 9 meses de idade.
Sua Santidade o Papa João Paulo II beatificou o Padre Seelos na Praça de São Pedro em 9 de abril do Jubileu Solene do Ano 2000.
Comentários