Realiza-se, em Manaus, desde o dia 06 de janeiro de 2023, o 2⁰ Noviciado de 29 vocacionados redentirostas das Províncias e Vice-Provincias da América Latina e do Caribe, em preparação para a Profissão Perpétua.
Esse iniciativa, muito bem sucedida, teve no início de fevereiro, a participação de leigos de convivência com os redentoristas e sua espiritualidade na dinâmica da vida missionária. Estes leigos foram convidados para pronunciarem o que esperam dos novos redentoristas, após o 26º Capítulo Geral dos Redentoristas: “Missionários da Esperança continuando os passos do Redentor” (Sexênio 2023-2028);
Destaco o que, em nome da UNESER, esperamos dos futuros redentoristas, quer sejam presbíteros ou irmãos.
1. Esperamos que todos estejam convencidos, em processo contínuo, do dom do Espírito de Deus para cumprir a Missão do Redentor = evangelizando os pobres….operando os gestos de Jesus com os feridos deste mundo. Escutando sempre o “IDE E CURAI”, com proximidade, inclusive, antecipando ao “Ide e Anunciai”.
2. Esperamos que permaneçam nas pegadas de Afonso, atualizadas em saída aos “cabreiros” de hoje como presbíteros, irmãos ou leigos associados…dando-se conta de terem sido agraciados por um Carisma singular que não significa ser melhor ou pior de algum outro.
3. Esperamos que vivam e revivam, estudem e reflitam sempre , em sintonia e em sinodia com o Papa Francisco e o Concílio Vat. 2.
“Vamos à Fonte” que vai recuperando Jesus de Nazaré, o Ungido e consagrado a realizar o Reino, nosso Mestre para o seguimento, o que lembra o 1⁰ dia do mês, nas Visitas ao SS. Sacramento de autoria de Santo Afonso.
4. Esperamos que centrem a vida na Eucaristia, Memória Viva do “Fazei isso,” comer e beber o seu Corpo e Sangue para ser configurado nEle, ou melhor, transfigurado para tirar o pecado do mundo. PECADO, também como estrutura que nega o projeto de Jesus, da vida humana e divina, em crescente plenitude.
TER a missa como CEIA DO SENHOR é comparável a uma poesia com boas rimas. Se mexer e remendar pode estragar. Rito é rima que não pode ser maior que a Presença de Jesus com os seus discípulos.
Ite Missa est = final antigo em Latim, antes do Vat. II que expressa tudo. Missa que ficou no nome e se esqueceu o conteúdo. Significa “Ide, a missão vos foi dada”, que era exatamente o de anunciar e exemplificar o Evangelho.
5. Esperamos que aceitem o fim da cristandade = A igreja sociedade perfeita, pretendendo fazer de tudo e dominar o mar e ser o padrão de toda a floresta, achando pouco, ser luz, sal, semente e fermento.
6. Esperamos que abandonem o clericalismo = auto-concebendo-se muito além do sacerdócio do Batismo, julgando-se acima dos anjos e não apenas agraciado, por mandato apostólico, a exercer um ministério de liderança e presidência no serviço litúrgico e sacramental, entre outros serviços, numa Igreja toda ministerial, na construção humilde, mas indispensavel do Reino.
7. Esperamos que ousem ser fiéis às promessas e aos votos, de forma sempre livre e apaixonada pelo amor do Redentor, conjugando Perseverança com a ESPERANÇA.
Vendo em Maria, como no canto de Santo Afonso, a Dulcissima Esperança, quando vier as amarguras.
Afinal, os olhos dela para nós se voltam. Amém.
Quarta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. A luta continua! Somos filhos e filhas…
Terça feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Já de volta em casa, depois da…
Segunda feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Iniciando mais uma semana em nossa trajetória…
33° Domingo do Tempo Comum. Este é o penúltimo Domingo do Tempo Comum. Estamos nos…
Sábado da 32a Semana do Tempo Comum. O penúltimo final de semana de novembro dando…
Sexta feira da 32a. Semana do Tempo Comum. Novembro sextando em clima de feriado. 135…