Sexta feira da 28ª Semana do Tempo Comum. Outubro vem sextando. A penúltima delas. Estamos caminhando para a conclusão do mês das missões. Não nos esqueçamos de que o tema deste mês missionário é: “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”. Ou seja, somos chamados a refletir sobre o papel central do Espírito Santo na nossa vida de fé, para que assim, possamos desenvolver nossa atividade missionária, sendo testemunhas vivas do Evangelho de Cristo no mundo. O mês missionário é esta oportunidade especial, para aprofundarmos o chamado de todos os batizados a viver e proclamar a fé, permitindo que o Espírito Santo nos guie nessa missão de evangelização, confiantes nas palavras do salmista: “Embora eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei, pois tu estás comigo”. (Sl 23,4) Junto a Deus, adquirimos forças para enfrentar as situações mais adversas.

18 de Outubro, Festa de São Lucas. Lucas nasceu em Antioquia da Síria. Foi educado no paganismo e exerceu a profissão de médico, conforme Paulo em uma de suas cartas: “saudações, querido médico amigo”. (Cl 4,14). Foi convertido ao cristianismo, tornando-se amigo e colaborador de Paulo. Um homem culto, sendo o autor do terceiro Evangelho. Lucas é o evangelista da misericórdia, da confiança, da paz e da alegria. Seu Evangelho é diferenciado dos demais, trazendo-nos relatos específicos que só aparecem no texto que este escreveu. Por exemplo, Lucas é o evangelista de Maria: só ele nos fala infância de Jesus, da anunciação, da visitação, do nascimento e da sua apresentação no templo. É o evangelista do Coração de Jesus: é o que melhor nos revela a sua misericórdia nas parábolas contadas pelo Filho de Deus.

São Lucas é um dos responsáveis pela ação missionária nos primeiros passos da Igreja. Esta sua dedicação missionaria está contida no texto que a liturgia de hoje nos propõe refletir: Jesus enviando os 72 apóstolos. O seu zelo missionário faz com que somente ele, de todos os evangelistas, descreve a missão dos setenta e dois apóstolos. É importante observar que Jesus envia seus apóstolos e não discípulos. Na Bíblia, a diferença entre discípulo e apóstolo é que o discípulo é um seguidor de Jesus, enquanto o apóstolo é um mensageiro ou enviado escolhido por Ele. Como o texto de hoje nos diz, os apóstolos foram escolhidos e enviados diretamente por Jesus para uma missão específica, enquanto discípulos eram simplesmente seguidores que buscavam aprender e serem instruídos por Ele. Todos os apóstolos foram discípulos, mas nem todos os discípulos foram escolhidos para serem apóstolos.

A missão principal do apóstolo é anunciar a Boa Nova do Reino: “dizei ao povo, O Reino de Deus está próximo de vós”. (Lc 10,9) O apóstolo vai aonde Jesus mesmo devia ir. Anunciar o Reino, não apenas com palavras, mas com gestos concretos que antecipam e configura a chegada do Reino: “Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar”. (Mt 25,35-36) Este é o retrato fiel da missão dos apóstolos de Jesus, fazendo acontecer o Reino na história de vida das pessoas.

Esta é a missão do discipulado e dos apóstolos de Jesus: dar continuidade as ações que permitam as pessoas experimentarem em suas vidas a presença viva do Reino de Deus. Os discípulos são preparados por Jesus para anunciarem como apóstolos a Boa Notícia no caminho, realizando os atos que concretizam o Reino. “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: Está aqui ou está ali, porque o Reino de Deus está no meio de vocês”. (Lc 17,21) Não devemos ficar procurando sinais misteriosos da vinda do Reino. Ele já está presente em qualquer lugar onde a ação de Jesus é continuada.

“Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça”. (Jo 15,16) Pelo Sacramento do Batismo, nos tornamos apóstolos e apóstolas de Jesus, com a missão de evangelizar. Não apenas anunciar a Palavra de Deus, mas com as nossas vidas, tornar esta palavra viva nas ações que vamos realizando, em sintonia com a prédica e prática de Jesus. O fruto que fomos chamados a produzir é o amor. Ora, Jesus não quer uma adesão de servos e servas que obedeçam a um senhor, mas uma adesão livre, de amigos e amigas d’Ele, vendo esta amizade como um dom: Jesus é o amigo que dá a vida pelos amigos. Assim a nossa missão não nasce da obediência a uma lei, normas, preceitos, doutrinas, mas do dom livre de quem participa com alegria da tarefa comum, que é testemunhar o amor de Deus que quer dar vida para todos e todas. Como você tem exercido o seu apostolado mesmo?