DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA NOSSO TEMPO

José Ribeiro leite – Paraíba

“Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever.” (LISPECTOR).

 Caro autor recomenda-se que os artigos submetidos à publicação na Revista Nosso Tempo, sigam algumas diretrizes mínimas de publicação. Essas diretrizes visam facilitar o trabalho da equipe de editoração e obediência às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.

Considerando a pluralidade de ideias, espiritualidade, formação e atuação profissional dos membros da UNESER, União Nacional dos Ex-seminaristas Redentoristas, e padres casados, a Revista Nosso Tempo, tem por objetivo publicar trabalhos desenvolvidos em diferentes áreas de conhecimento, inclusive áreas de atuação profissional de cada membro da UNESER.

A Revista Nosso Tempo é uma revista eletrônica, com periocidade quadrimestral. De início, pretendemos publicar 10 artigos em cada edição, com no máximo 5.000 caracteres com espaço, em torno de 2 páginas por artigo.

Formatação: a apresentação do texto deve obedecer aos seguintes parâmetros: fonte Times New Roman, tamanho 12, texto justificado, espaçamento entre linhas de 1,5 sem espaço entre parágrafos, margens esquerda e superior 3,0 centímetros, direita e inferior 2,0 centímetros. Recuo de parágrafos, 1,5 centímetros.

As citações. Não se esqueçam da regra de citação. Toda vez que você extrair alguma ideia de outra autoria, conhecida como citação indireta, ou copiar/transcrever trechos de outro autor, citação direta, precisa ser citado. E todo autor citado precisa ser referenciado no fim do texto.

As citações, quando não excederem o número de três linhas, citação direta curta devem ser feitas no corpo do texto, com o uso de aspas, sem itálico ou negrito. Coloque o sobrenome do autor entre parênteses, em letra maiúscula, mais o ano e a página da obra usada. Ex. (OLIVEIRA, 2024, p.25).

As citações com mais de três linhas, diretas longas, devem ser destacadas do corpo do texto, com recuo de 4cm da margem esquerda, na mesma fonte (Times New Roman), tamanho 11, espaçamento simples entre linhas, sem o uso de itálico ou aspas.

Para as citações feitas ao longo do texto devem ser adotado o sistema autor data. Ex. (SOBRENOME, ano e p.) – (OLIVEIRA, 2018, p.41).

As citações indiretas, síntese das ideias de outros autores, chamada também de paráfrases, o numero de página é opcional.

Atenção! Mesmo quando você resume as ideias de um autor e escreve com suas palavras, o autor precisa ser citado.  Omitir a autoria é plágio.

Recomenda-se que as notas de rodapé sejam usadas apenas como notas explicativas e remissivas. Times New Roman, 11, Justificada.

Referencias: não se esqueça das referências. “A regra é clara”. Toda vez que você extrair informações de outras obras e usar no seu texto, a fonte/autoria deve ser citada. E todas as obras que forem citadas devem ser referenciadas.

Existe uma regra especifica que define, orienta e normatiza o modo de fazer as referências. Consulte a ABNT 2018 para confeccionar as referencias do seu texto. A ABNT (2018) define a referência como um “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento que permite sua identificação individual”.

Tamanho do texto: o texto deve ter no máximo duas páginas, formatado conforme as orientações acima. O artigo não deve ultrapassar 5.000 caracteres, com espaços. Considere as referencias também nessa contagem.

Estrutura do texto: título em maiúsculo e centralizado; abaixo, fotografia do autor, opcional; nome completo do autor, profissão, cidade/estado.

Introdução: parágrafo introdutório, explicando o que está sendo abordado no artigo;

Desenvolvimento: abordagem do tema, quanto parágrafo quiser, com ou sem ilustrações, fotos;

Conclusão: escreva um ou dois parágrafos conclusivos ou como considerações finais, que demonstre as deduções extraídas do texto, seus achados a partir do texto escrito por você.

Referencias: por último, apresente adequadamente, as referencias das obras consultadas e citadas por você no corpo do texto.

Essas são diretrizes mínimas que devem ser consideradas na produção e publicação dos artigos. Essas orientações não pretendem engessar os textos, nem inibir a criatividade. Apenas busca a padronização dos textos, torna-los esteticamente mais agradável.

LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.