Categories: Sem categoria

DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, UMA CELEBRAÇÃO NECESSÁRIA.

No Dia Nacional da Língua Portuguesa o PORTAL UNESER presta homenagens:
Aos professores de português dos tempos de Seminário:
A primeira vem do amigo (eterno aluno Afonsiano) Antonio Ierárdi Neto, que homenageia um grande professor de Português:

DOM JOSÉ RODRIGUES DE SOUZA (C.SS.R.), Missionário e professor de Português

REMEMORANDO DOM JOSÉ RODRIGUES CSsR(+)

(PADRE RODRIGUES)

AMO-TE.  Ó RUDE E DOLOROSO IDIOMA ( Olavo Bilac )

Quando saí do seminário em 1962 estava deixando um ambiente de ideal pleno, oração, estudos e iria acrescentar na minha vida um outro modo de vida necessário: o trabalho. A formação que recebi então abrangendo programas de ensino do Clássico e Científico, equivalentes ao segundo grau do currículo de hoje, era suficiente para conseguir emprego, que se exigia a um universitário. Aprendendo alguns detalhes como conhecer a datilografia, a fatura, a duplicata, o carimbo, após cinco meses da minha saída do SRSA, em 01 de maio de 1963, registrava na minha primeira Carteira Profissional o início de um período de trabalho que se estenderia por 42 anos…. Pela formação recebida no SRSA, pude desenvolver-me plenamente no novo ambiente e, ainda com a ajuda de Deus, entrei num perfeito processo de carreira, sendo promovido rapidamente e auferindo melhores salários. Formei minha família e hoje todos eles estão muito bem resolvidos.
Uma matéria foi essencial e preponderante para o curso da minha vida profissional de administrador de vendas:
A LÍNGUA PORTUGUESA – O rude e doloroso idioma de Bilac!
Então lembrei-me do mestre de português no seminário, que me ensinou o verdadeiro caminho, “non scolae sed vitae”:


PADRE JOSÉ RODRIGUES DE SOUZA CSsR.
A GRAMÁTICA METÓDICA DA LINGUA PORTUGUESA, do professor Napoleão Mendes de Almeida era nosso livro de aprendizado e o Pe.Rodrigues foi um de seus colaboradores na elaboração desse precioso manual. Tal como o autor, ele conhecia a fundo, página à página esse compêndio de estudo. Paciência, empenho e competência foram características inerentes do bom mestre que muito me ajudaram na época, ainda que às vezes não percebesse a importância do seu esforço para me ensinar.

 E outra homenagem, que recebe em nome de nossos professores de Português, dedicamos para nossa eterna (e colaboradora do Portal) professora Mali, com a permanente gratidão de seus alunos e associados da UNESER.

 

Professora Mali homenageada no Dia dos Professores.

 

Pedro Dias

View Comments

  • Obrigado Pedro!
    Nada melhor do que neste dia do nosso IDIOMA PÁTRIO, o RUDE E DOLOROSO IDIOMA, segundo BILAC, esta minha lembrança e oportunidade de agradecimento à CONGREGAÇÃO REDENTORISTA e rememorando nossos saudosos mestres da GRAMÁTICA PORTUGUESA, PADRE JOSÉ RODRIGUES DE SOUSA(+), meu mestre e NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA(+), meu gramático! Não esquecendo a GRAMÁTICA METÓDICA DA LÍNGUA PORTUGUESA!

    • Estimado Ierárdio Neto: valiosa a sua contribuição que permitiu ao PORTAL UNESER registrar nossa gratidão aos "pacientes" Mestres que se dedicaram nessa bela missão que é a educação. Gratidão. Siga, por favor, apoiando nosso PORTAL e nos ligando aos seus históricos Bloggs.

    • Obrigada, Pedro Luiz!
      O Editor do Ano! O Comunicador e Editor deste maravilhoso Portal Uneser, que cresce e faz sucesso a cada dia!
      Ser homenageada neste Portal, no Dia dos Professores e, também hoje , no dia em que celebramos o Dia Nacional da Língua Portuguesa, muito me honra, me emociona, me faz feliz e me faz voltar aos tempos com os “meus aluninhos” e Padres, no Seminário Santa Teresinha, em Tietê.
      Parabéns Antônio Ierárdi pelo texto que faz memória, com o reconhecimento merecido, ao Dom José Rodrigues!
      E quem estudou a nossa Língua Portuguesa esteve com o Napoleão Mendes de Almeida carregado debaixo do braço .
      Obrigada aos “ meus meninos” que me proporcionaram a oportunidade do aprendizado.

      • Estimada Prof. Mali: os agradecimentos são de todos nós. Igualmente, agradecedemos o apoio constante aos tantos e vários pedidos que você recebe para revisar textos, os mais variados. Firme na fé, alegre na esperança e generosa na caridade narra muito bem a sua dedicação.

  • Pedro, tenho ainda uma observação sobre este valioso assunto!
    PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA promove desde 2001 textos de Homilias Dominicais e Artigos Orientadores!
    Desde 2014, faço a revisão léxica e gramatical desses textos o que me mantém grande amigo desse sacerdote que um dia foi meu colega de SRSA e, sobretudo, faculta-me ao apoio incondicional à missão do Evangelho!
    Isso tudo é veiculado no blog REFLETINDO A PALAVRA - https://refletindo-textos-homilias.blogspot.com/ - já do conhecimento dos seguidores deste site!

    • Completando um pouco:
      PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
      REDENTORISTA
      53 ANOS CONSAGRADO
      46 ANOS SACERDOTE

  • Conheci apenas agora o Portal - dica da Professora Mali. Leitura e lembranças apaixonantes. Peço vênia para anotar que fui aluno do Padre Rodrigues, no Santo Afonso. Rigoroso, no manejo da linguagem e sua exigência aos seminaristas. E, quanto ao Professor Napoleão Mendes de Almeida, afora palestra dele nos tempos de seminário, vim a conhecê-lo pessoalmente nos anos 80 em São Paulo, quando discutíamos suas Questões Vernáculas. Nalgumas delas, se mostrava impiedoso: dizia que qualquer aluno mediano não incorreria no erro gramatical apontado, especialmente se tivesse como livro de cabeceira a famosa "Grámática Metódica..."!

    • Obrigado, Pedro Avelar! Alegria contar com a sua leitura e participação neste novo canal de comunicação da UNESER. A professora Mali tem sido excelente colaboradora do PORTAL UNESER. O Reverendo Padre Rodrigues "tem seguidora" fiel. Abração. Vivas para a CSSR e para os Santos e Beatos da nossa Congregação.

Recent Posts

A luta continua! (Chico Machado) Ju mi

Quarta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. A luta continua! Somos filhos e filhas…

10 minutos ago

Encontro de opostos (Chico Machado)

Terça feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Já de volta em casa, depois da…

1 dia ago

Enxergar de novo o novo (Chico Machado)

Segunda feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Iniciando mais uma semana em nossa trajetória…

2 dias ago

Fé esperançando sem medo (Chico Machado)

33° Domingo do Tempo Comum. Este é o penúltimo Domingo do Tempo Comum. Estamos nos…

3 dias ago

Oração insistente na perseverança (Chico Machado)

Sábado da 32a Semana do Tempo Comum. O penúltimo final de semana de novembro dando…

4 dias ago

Vida como dom doação (Chico Machado)

Sexta feira da 32a. Semana do Tempo Comum. Novembro sextando em clima de feriado. 135…

5 dias ago