PEDRO AVELAR. Escritor e poeta.
O rapaz se chama Henrique e há dois anos vive em situação de rua.
Antes, trabalhava com poda de árvores e, nesse ofício, conheceu e passou a conviver com uma viúva, residindo numa rua elegante da cidade.
Mas se desentenderam e (segundo ele) ficou sem lar desde então, deixando com a mulher a filha do casal, que hoje tem 8 anos de idade. Como “morador de rua” com alguma instrução, frequenta o Centro Pop da cidade, onde se cadastrou e consegue o café da manhã e a marmita do almoço, além da higiene pessoal.
No mais, carregando às costas uma mochila surrada que contém dois cobertores e papelão dobrado, perambula por pontos diversos da cidade, inclusive a Igreja do meu Bairro, onde o conheci ontem à noite, ao deixar a igreja ao final da missa.
Ele pedia ajuda a quem saia da igreja, que estava lotada. Fiquei à distância observando. Ele arrecadou uma única moeda de 0,50 centavos. Notei que alguns fiéis se desviavam para a outra calçada. Bem -acheguei-me e convidei-o a uma lanchonete ali ao lado.
Disse-me bem-humorado que uma coca seria bem-vinda e um X Salada seria uma dádiva preciosa, mas não queria forçar a amizade. Ofereci-lhe uma cervejinha pequena e a gratidão que ele mostrou no olhar me fez pedir-lhe outras cinco. Ficamos quase uma hora no local e ele me contou as agruras por que passam as pessoas na sua condição.
Indiquei locais onde ele podia se abrigar e pessoas e entidades que podia procurar para conseguir um emprego na sua área: podador de árvore. Perguntou-me se eu fazia isso usualmente.
Tergiversei um pouco e lhe falei do grupo de ex-seminarista, que me tem motivado a tanto. Henrique agradeceu e então se foi rumo ao centro da cidade – nas costas a desajeitada mochila dos cobertores dos “moradores de rua”.
Nós rezamos e pedimos mas o Pai decidiu diferente: Nossa Célia (Célia Ayres,são tantas celias)foi…
Quinta feira da Quarta Semana da Quaresma. A nossa caminhada quaresmal entrando no 30º dia,…
No dia 16 de março de 2025, um grupo de voluntários realizou mutirão de plantio…
Semana passada fui confundido com um mendigo...paciência, né! Recebi 2 reais de esmola. O Juan…
Quarta feira da Quarta Semana da Quaresma. “As águas de março fechando o verão”, ultrapassaram…
As fotos que você verá a seguir fazem parte da ida de Luiz Silvério à…