Sábado da Terceira Semana do Tempo do Advento. Reta final. Já estamos quase lá. A esperança canta alegre em nosso coração. A espera deve fazer-nos participativos na festa da vida nova. Esperar acreditando e preparando-nos para o grande encontro com o Senhor. Ele vêm e nos faz participativos em seu projeto de libertação, que se fundamenta no amor. Como bem definiu Sófocles: “Só uma palavra nos liberta de todo o peso e da dor da vida: essa palavra é o amor”.
Amor que está sobrando em meu coração, ainda mais nestes dias em que estou de volta à minha terra natal, abraçando os irmãos, sobrinhos, primos e amigos. Cada esquina destas ruas contam um pouco da minha história. Estar de novo em Minas, revitaliza a alma e faz o sangue saltitar nas artérias. É muito contentamento para um matuto do Araguaia. Se a cidade grande assusta, cada abraço recebido, faz de mim o homem mais feliz do planeta.
O clima já é de Natal. Não aquele que está presente nas rotas comerciais da propaganda de luzes coloridas, mas o Natal da criança da gruta de Belém, que vem mostrar-nos que é na simplicidade das coisas, que o rosto de Deus se faz visível e palpável. O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual podemos dar, rumo ao encontro com Ele: Deus em nós, totalmente nosso.
Encontro de amorosidade que estamos refletindo com o texto do evangelista São Lucas. Mais do que uma narrativa história, trata-se, antes de tudo, de um texto teológico catequético. O encontro de Maria, com sua prima Isabel. O encontro de João Batista com Jesus. O encontro da alegria com a esperança, movendo o sonho de Deus.O encontro da Antiga Aliança com a Boa Nova do Reino, que inaugura a chegada do Reino de Deus, com a Encarnação do Verbo. Tudo isso sendo regado com a força do Espírito Santo de Deus. “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo”. (Lc 1,41)
A narrativa da visitação de Maria à sua prima Isabel, que vivia em Ain Karin, nas montanhas da Judeia, é uma das páginas mais ricas de referências bíblicas, de humanidade e de espiritualidade. Maria percorre o caminho teológico da Arca da Aliança. É também o mesmo caminho que Jesus fez quando se dirigiu corajosamente para Jerusalém, a fim de realizar a sua missão. É sempre Deus que, em diferentes momentos da história, vai ao encontro da pessoa humana para salvá-la. Ainda no seio de sua mãe, João Batista recebe o Espírito prometido. Reconhece o Messias e o aponta através da exclamação de sua mãe Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! (Lc 1,42)
Quinta feira da Terceira Semana do Tempo do Advento. Menos de uma semana para o…
Quarta feira da Terceira Semana do Advento. Estamos vivendo uma semana de alegria esperançosa, não…
Digo e repito que o mundo é pequeno, por mais tempo que passe a gente…
Hoje fui ao atacarejo da Tiquatira. Fui comprar minha doação aos pobres da paróquia. Pouca…