Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. (Marcos 11:1-11)
Depois de haver passado o dia de sábado descansando em casa de seus amigos, em Betânia, saiu para a cidade santa, Jerusalém. Um grande número de amigos e curiosos O acompanhou.
Quando os dois discípulos talvez Pedro e João (Lucas 22:8), que foram buscar o jumentinho chegaram, os demais discípulos improvisaram uma sela e a forraram com seus mantos, e logo começaram a louvá-lO com hosanas.
Foi num domingo anterior a Páscoa que Jesus entrou, pela última vez em Jerusalém. Foi o primeiro dia da semana da Sua paixão e morte, atualmente conhecido como Domingo de Ramos. Muitos estenderam suas vestes pelo caminho e outros cortaram ramos de árvores e os espalharam pela estrada. Uma multidão seguiu Jesus gritando:
“Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!”
Assim era cumprida a profecia de Zacarias “Alegra-te muito, ó filha de Sião, exulta, ó filha de Jerusalém; eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado num jumentinho” (Zacarias 9:9). Cristo principiou em triunfo esta semana, ao ser aclamado como o Filho de Davi (Mateus 21:9). Findou em triunfo, também, a semana da Sua paixão, ressuscitando da morte.
Em vista da apoteótica manifestação, os fariseus, implacáveis inimigos de Jesus, furiosos, pediram-lhe que repreendesse seus discípulos. Mas Cristo, rompendo o silêncio que até ali guardara, declara que seus discípulos se calassem, as próprias pedras clamariam (Lucas 19:40).
Chegando a um determinado lugar, no caminho do monte das Oliveiras, de onde se descortinava toda a cidade, o Senhor ao observá-la, chora, e pronuncia estas palavras, com sentimento e emoção: “Há! Se tu conhecesses também, ao menos, neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos” (Lucas 19:41-44).
Poucos anos depois, a profecia de Cristo foi cumprida, com a destruição da cidade pelos romanos, sob as ordens de Tito, no ano 70 D.C…
Hoje vendo postagens do watts zap me deparo com a Çao e uma lembrança literária:…
Quinta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Estamos nos finalmente do ano litúrgico. Passou…
Quarta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. A luta continua! Somos filhos e filhas…
Terça feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Já de volta em casa, depois da…
Segunda feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Iniciando mais uma semana em nossa trajetória…
33° Domingo do Tempo Comum. Este é o penúltimo Domingo do Tempo Comum. Estamos nos…