A unção de Maria (Marcos 14:3-9)
Jesus aceita um jantar em Betânia, quando uma mulher, lhe derramou sobre a cabeça o precioso nardo de grande valor (João 12:3).
Quem foi esta mulher? Maria de Betânia? Pouco importa saber o nome, basta saber que o seu feito permanece até hoje.
Era a única de todos os discípulos que compreendia o anúncio de Jesus, três vezes repetido, a cerc ada Sua morte e ressurreição. Aquela mulher, assentada aos pés do Mestre em doce e íntima comunhão (Lucas 10:39), unge com um unguento aromático, nardo puro e muito caro, a cabeça de Jesus, o que levou alguns a murmurar.
Entre os murmuradores estava Judas, traidor, que preferia vender o precioso nardo para meter o dinheiro no bolso a ver um gesto nobre praticado com o Mestre (João 12:4-6). –
A traição de Judas (Marcos 14:10-11)
Nos anais da história não existe acontecimento mais trágico nem evento mais aterrador que o episódio da traição de Judas. As Escrituras Sagradas, de um modo simples, mas com palavras repletas de horrendo significado, diz que Judas foi “para o seu próprio lugar” (Atos 1:25). Saiu para fechar o negócio com os sacerdotes.
O motivo de Judas para trair Jesus foi, em parte, a avareza (Mateus 26:15). Basicamente, entretanto, o ato de Judas foi inspirado por Satanás (João12:6; 13:2, 27). O preço que estes concordaram pagar-lhe foi insignificante e vergonhoso (30 moedas de prata), justamente o preço de um escravo.
Preço vil para um homem vil. Isso, porém, nos indica como a avareza havia roído e carcomido todo o seu ser. A narrativa sobre a última semana de Jesus foi interrompida a partir de terça-feira à noite, até à tarde de quinta-feira. Quase 48 horas de silêncio! Que estava fazendo o Mestre durante este tempo? Sabe-se, apenas, que passou a quarta-feira em Betânia, com os discípulos, em casa de Lázaro, Marta e Maria. A quarta-feira da sua última semana mergulha, assim, num estranho silêncio!
Hoje vendo postagens do watts zap me deparo com a Çao e uma lembrança literária:…
Quinta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Estamos nos finalmente do ano litúrgico. Passou…
Quarta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. A luta continua! Somos filhos e filhas…
Terça feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Já de volta em casa, depois da…
Segunda feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Iniciando mais uma semana em nossa trajetória…
33° Domingo do Tempo Comum. Este é o penúltimo Domingo do Tempo Comum. Estamos nos…