A coragem de ser com Jesus
Quinta feira da Oitava do Natal. Entre os dias 25 de dezembro a 1º de janeiro, a liturgia da Igreja Católica celebra a Oitava do Natal. Durante estes oito dias, somos convidados a viver a exultação da Festa do Nascimento de Jesus. É um tempo de graça para os/as seguidores/as de Jesus, que termina com a celebração da Solenidade de Maria, Mãe de Deus. O que se deseja é que a Solenidade de Natal não se resuma a um único dia, embora os oito dias da Oitava de Natal sejam celebrados como se fossem apenas um.
Depois de dias intensos de convivência feliz e de festas, com os meus irmãos de sangue, e os amigos daqui das Gerais, retomo o meu ofício de rabiscar, colocando em dia o compartilhamento com os amigos e amigas mais distantes. Aproveitei deste hiato para rezar um pouco mais, sempre agradecido a Deus, pelas pessoas especiais que Ele tem colocado na minha vida ao longo de tantos anos de história. Assim pensando, assino embaixo daquilo que escreveu o filósofo londrino Francis Bacon: “A pior solidão é não ter amizades verdadeiras”. O que não é o meu caso. Os meus estão sempre presentes em minha vida
Solenidade de Santo Estêvão, o Protomártir. No dia 26 de dezembro comemoramos o Dia de Santo Estêvão, o primeiro mártir da História da Igreja Católica. Estêvão era um diácono que se dedicava a anunciar a palavra de Jesus, e foi perseguido e apedrejado até a morte por judeus e hebreus. Ele foi o primeiro mártir de toda a história católica. Cheio do Espírito Santo, Estêvão foi um dos primeiros a seguir os Apóstolos de Jesus. Tudo indica que ele era grego ou judeu, educado na cultura helênica. Estimado na Comunidade de Jerusalém, seu nome aparece nos Atos dos Apóstolos como o primeiro, entre os sete, que foram eleitos para ajudar na missão dos Apóstolos.
As consequências da missão. É preciso coragem para seguir as pegadas de Jesus. Isto não se faz apenas com uma fé intimista, individualista, de uma relação vertical, eu e Deus, mas significa comprometer-nos com as mesmas causas de Jesus, em favor dos pobres, indefesos e marginalizados, como fez o Nazareno. A vida de entrega e doação de Estevão mostra-nos este seguimento, como testemunha fiel, derramando o seu sangue em martírio pelas causas do Reino.
É desta forma também que o Evangelho de Mateus, que a liturgia nos oportuniza refletir nesta quinta feira, nos convoca a viver, com coragem e determinação, se quisermos fazer parte do grupo dos seguidores e seguidoras de Jesus. A coragem para seguirmos na missão de anunciadores da Boa Nova do Reino. Tudo isto em sintonia também com o que nos pede o Papa Francisco: “levantemos a voz contra o mal e contra as injustiças cometidas diretamente sobre os mais pobres”.
No texto de Mateus de hoje, Jesus está sendo muito claro e objetivo no alerta ao discipulado: “Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações”. (Mt 10, 17-18) Os discípulos e discípulas terão o mesmo destino de Jesus: sofrer as consequências da missão que liberta e dá vida nova. Essa missão atingirá os interesses de muitos e, por isso, provocará a perseguição, a divisão e o ódio, até mesmo dentro das famílias. Muitas vezes poderá levar para a condenação nos tribunais. A missão, porém, é dirigida pelo Espírito Santo de Deus. Por isso, os seguidores e seguidoras, deverão perseverar até o fim, sem temor nem aflição, seguros da plena manifestação de Jesus, Senhor da história.
Nós rezamos e pedimos mas o Pai decidiu diferente: Nossa Célia (Célia Ayres,são tantas celias)foi…
Quinta feira da Quarta Semana da Quaresma. A nossa caminhada quaresmal entrando no 30º dia,…
No dia 16 de março de 2025, um grupo de voluntários realizou mutirão de plantio…
Semana passada fui confundido com um mendigo...paciência, né! Recebi 2 reais de esmola. O Juan…
Quarta feira da Quarta Semana da Quaresma. “As águas de março fechando o verão”, ultrapassaram…
As fotos que você verá a seguir fazem parte da ida de Luiz Silvério à…