O primeiro encontro aconteceu no ano de 2017, após 39 anos sem nos vermos presencialmente. Nossos contatos eram feitos por telefone, cartas e outros meios de comunicação.
Sentíamos a necessidade de reavivar o espírito de amizade e fraternidade, vivenciados nos tempos de formação no Seminário Santo Afonso. Assim, esse primeiro encontro foi cheio de recordações e de um esfuziante convívio, que estava sendo realizado na cidade de Varginha no estado de Minas Gerais.
E continuamos nos anos seguinte a nos reunir, sempre na cidade de Varginha até o ano de 2020. Com a situação da pandemia, ficamos sem nos encontrar e nesse ano de 2025, estamos retomando esse encontro, e a cidade e o local não poderia ser outro senão a cidade de Aparecida e o local “Seminário Santo Afonso”.
Nesse encontro, contamos com um total de 20 pessoas, incluindo os exseminaristas e seus familiares. Chegamos em Aparecida no dia 24, fomos para o Seminário, fizemos o check in e aguardamos a chegada de todos. Enquanto aguardávamos, matávamos saudades e nos organizávamos para tornar o encontro um momento de envolvimento e espiritualidade.
No dia 25 pela manhã as 9 horas, houve a celebração da Eucaristia, realizada na capela do Seminário Santo Afonso. Após a missa nos dirigimos para a Chácara do Prof.Luiz Moura, onde ficamos a tarde toda nos confraternizando, através de um churrasco e muitas recordações, advindas das narrativas de cada um.
No dia 26, pela manhã houve o encerramento e alguns retornaram para suas casas e outros foram explorar a cidade, indo aos Santuários de Nossa Senhora Aparecida.
Mas a fala foi unânime, “precisamos nos encontrar sempre”. Agora após esse encontro estamos prontos para o ano de 2025.
Que Santo Afonso interceda a Deus por todos os exseminaristas.
COMENTÁRIOS DE PARTICIPANTES
“Repensando sobre o encontro nesse final de semana…
Depois de 5 anos, conseguimos nos reunir e celebrar o dom da vida,
reviver memorias, que estão presentes em cada canto do Santo Afonso,
a acolhida da Familia do Professor Luizinho, foi de um aconchego sem definições
até as compras para o Churrasco, foram momentos de partilha e ajuda.
o tempo do encontro passou velozmente;
as andanças a noite para confraternizarmos.
As saideiras, não queríamos que aquele instante acabasse.
Domingo nos dirigindo para a Basílica e andanças pela cidade debaixo de um sol escaldante.
Lembranças, que nos fazem olhar para a frente…
“a tempestade passa, mas os objetivos continuam”.” (ARIOVALDO FRANCISCO DA SILVA)
“O encontro foi uma lembrança que não tem explicações, todos bem mais experientes, mas com a mesma simplicidade do nosso tempo de seminário! Minha esposa Lúcia adorou e me disse: é muito bom ser redentorista!” (JOSÉ AUGUSTINHO RAMOS)
“Nossos encontros tem um sentimento difícil de explicar, ( para quem não pode estar presente) e ao mesmo tempo, fácil, para aqueles que puderam compartilhar os momentos….
O sentimento verdadeiro do reencontro dos irmãos, porque , na verdade, éramos uma família e continuamos sendo …
A alegria é inenarrável…
A felicidade….
A energia positiva que todos transpiram…
Se os outros irmãos soubessem disso, com certeza estariam conosco….
Luís Carlos (Tomate), Nelsi (Pardal), João Ferraz, Américo, que enfrenta com galhardia seu problema , só para citar alguns, mais o Ivo ( fiapo)…. ”(MILTON BATISTA)
“Foi muito bom reencontrar os amigos. É uma energia positiva, relembramos nossa vida no Santo Afonso. Sentimos a falta de nossos amigos, mas cada um tem seus motivos. Nosso encontro, foi marcado por momentos indescritíveis. Deus vos abençoe.”(PAULO CESAR DE SOUZA)
Sexta feira da Terceira Semana do Tempo Comum. E não é que janeiro se despede…
Quinta feira da Terceira Semana do Tempo Comum. Estamos a um passo de fechar o…
Eu já contei pra vocês: segunda feira fiz 78 anos! Minha "cabeça " ainda não…
Quarta feira da Terceira Semana do Tempo Comum. Três dias apenas nos separam do mês…
Ontem foi dia do meu aniversario! Recebi as filhas e genros e netos . Amigos…