O primeiro encontro aconteceu no ano de 2017, após 39 anos sem nos vermos presencialmente. Nossos contatos eram feitos por telefone, cartas e outros meios de comunicação.
Sentíamos a necessidade de reavivar o espírito de amizade e fraternidade, vivenciados nos tempos de formação no Seminário Santo Afonso. Assim, esse primeiro encontro foi cheio de recordações e de um esfuziante convívio, que estava sendo realizado na cidade de Varginha no estado de Minas Gerais.
E continuamos nos anos seguinte a nos reunir, sempre na cidade de Varginha até o ano de 2020. Com a situação da pandemia, ficamos sem nos encontrar e nesse ano de 2025, estamos retomando esse encontro, e a cidade e o local não poderia ser outro senão a cidade de Aparecida e o local “Seminário Santo Afonso”.
Nesse encontro, contamos com um total de 20 pessoas, incluindo os exseminaristas e seus familiares. Chegamos em Aparecida no dia 24, fomos para o Seminário, fizemos o check in e aguardamos a chegada de todos. Enquanto aguardávamos, matávamos saudades e nos organizávamos para tornar o encontro um momento de envolvimento e espiritualidade.
No dia 25 pela manhã as 9 horas, houve a celebração da Eucaristia, realizada na capela do Seminário Santo Afonso. Após a missa nos dirigimos para a Chácara do Prof.Luiz Moura, onde ficamos a tarde toda nos confraternizando, através de um churrasco e muitas recordações, advindas das narrativas de cada um.
No dia 26, pela manhã houve o encerramento e alguns retornaram para suas casas e outros foram explorar a cidade, indo aos Santuários de Nossa Senhora Aparecida.
Mas a fala foi unânime, “precisamos nos encontrar sempre”. Agora após esse encontro estamos prontos para o ano de 2025.
Que Santo Afonso interceda a Deus por todos os exseminaristas.
COMENTÁRIOS DE PARTICIPANTES
“Repensando sobre o encontro nesse final de semana…
Depois de 5 anos, conseguimos nos reunir e celebrar o dom da vida,
reviver memorias, que estão presentes em cada canto do Santo Afonso,
a acolhida da Familia do Professor Luizinho, foi de um aconchego sem definições
até as compras para o Churrasco, foram momentos de partilha e ajuda.
o tempo do encontro passou velozmente;
as andanças a noite para confraternizarmos.
As saideiras, não queríamos que aquele instante acabasse.
Domingo nos dirigindo para a Basílica e andanças pela cidade debaixo de um sol escaldante.
Lembranças, que nos fazem olhar para a frente…
“a tempestade passa, mas os objetivos continuam”.” (ARIOVALDO FRANCISCO DA SILVA)
“O encontro foi uma lembrança que não tem explicações, todos bem mais experientes, mas com a mesma simplicidade do nosso tempo de seminário! Minha esposa Lúcia adorou e me disse: é muito bom ser redentorista!” (JOSÉ AUGUSTINHO RAMOS)
“Nossos encontros tem um sentimento difícil de explicar, ( para quem não pode estar presente) e ao mesmo tempo, fácil, para aqueles que puderam compartilhar os momentos….
O sentimento verdadeiro do reencontro dos irmãos, porque , na verdade, éramos uma família e continuamos sendo …
A alegria é inenarrável…
A felicidade….
A energia positiva que todos transpiram…
Se os outros irmãos soubessem disso, com certeza estariam conosco….
Luís Carlos (Tomate), Nelsi (Pardal), João Ferraz, Américo, que enfrenta com galhardia seu problema , só para citar alguns, mais o Ivo ( fiapo)…. ”(MILTON BATISTA)
“Foi muito bom reencontrar os amigos. É uma energia positiva, relembramos nossa vida no Santo Afonso. Sentimos a falta de nossos amigos, mas cada um tem seus motivos. Nosso encontro, foi marcado por momentos indescritíveis. Deus vos abençoe.”(PAULO CESAR DE SOUZA)
Comentários